Guarulhos lança série de vídeos sobre o protagonismo e a resistência das mulheres negras


A Prefeitura de Guarulhos lança nesta quarta-feira (29) uma série de nove vídeos com o tema Mulheres Negras: Abolição, Protagonismo e Resistência, que será disponibilizada diariamente em seus canais oficiais no YouTube, no Facebook e no Instagram, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. O primeiro episódio já está no link https://bit.ly/3f7HX5G.

Para a subsecretária de Igualdade Racial, Kátia Cristina Alves de Almeida Castro, o papel do poder público é trabalhar na construção de políticas públicas que verdadeiramente deem a voz e o espaço de fato e de direito as essas mulheres, que foram caladas por tanto tempo. “Para que mudanças significativas aconteçam e configurem um marco na história, é preciso empoderar mulheres negras como tomadoras de decisão na sociedade, de forma que elas deixem de ocupar o campo de beneficiárias e passem a ocupar os campos de articulação, formulação e execução de ações afirmativas”, exaltou.

A série objetiva resgatar histórias e memórias de mulheres negras como Dandara, Carolina Maria de Jesus, Maria Felipa, Tereza de Benguela, Mãe Menininha de Gantois, Luiza Mahin, Lélia Gonzales, Sanite Belair, Victoria Santa Cruz, entre outras que fizeram frente a um sistema opressor, desde a escravização, a abolição tardia e inconclusa, a proclamação da República e o período da ditadura até os anos 1990. A data foi escolhida justamente para enfatizar o protagonismo dessas mulheres retratadas na exposição, que se expressa na liderança, na organização social de quilombos, na tradição das religiões de matriz africana e no processo de transmissão de conhecimentos e ancestralidade.

O dia 25 de julho não é apenas um dia de celebração, é uma data em que as mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais refletem e fortalecem as organizações voltadas às mulheres negras e suas diversas lutas. No Brasil, em 2 de junho de 2014 foi instituído por meio da lei 12.987 o 25 de julho como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das mulheres-símbolo de resistência e importantíssima liderança na luta contra a escravização e também uma das personalidades retratadas nos vídeos.

Canais
Facebook: www.facebook.com/PrefeituraGuarulhosOficial/

Instagram: @PrefeituraGuarulhosOficial

YouTube: Prefeitura de Guarulhos Oficial (bit.ly/PrefGruYoutube)

- PUBLICIDADE -