Arquivo Histórico promove eventos online sobre arte, cultura e patrimônio

- PUBLICIDADE -

Durante esse período de distanciamento social, adotado como forma de prevenção ao novo coronavírus, o Arquivo Histórico de Guarulhos vem oferecendo eventos online sobre arte, cultura e patrimônio cultural veiculados semanalmente pela fanpage do espaço no Facebook (https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/).

Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura, os encontros virtuais têm por objetivo promover debates com convidados que podem proporcionar novos olhares sobre a diversidade da produção cultural e refletir sobre possíveis caminhos para a cultura na cidade pós-Covid-19.

Para registrar e difundir as diversas narrativas e histórias que formam a cultura guarulhense a partir do ponto de vista de artistas e pesquisadores, o Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos, que acontece nesta quinta-feira (30), às 20h, aborda a difusão da capoeira no município. Para tanto, o mediador André Okuma convida a guarulhense Mara, a única mestra do Herança Cultural Capoeira.

Nascida em Santa Cruz da Vitória (BA), Mara iniciou na capoeira aos 12 anos em Guarulhos através de seu irmão mestre Chuveiro. Ministrou aulas de capoeira na ACM, em diversas academias e projetos espalhados pelo município. Também atuou em vários eventos realizados pela Liga Guarulhense de Capoeira como árbitra, ritmista e mesária.

Museu

Na sexta-feira (31), às 19h, o novo episódio da série Patrimônio Cultural para Curiosos apresenta o tema Museu e Patrimônio e conta com a participação da museóloga Suzy Santos.

Suzy é graduada e licenciada em história e mestra em museologia. É capoeirista, integrante do grupo de capoeira E.C.E Brasil e coordena o projeto Pimenteiros e Pimenteiras do Vermelhão, que realiza atividades culturais e educativas no bairro Jardim Vermelhão, localizado no Pimentas. É curadora do projeto “Revelando Guarulhos: Memórias do Jardim Vermelhão”, que resultou em uma exposição itinerante e um documentário sobre a história do bairro.

Sob mediação de Araci Borges, o encontro fornece conhecimentos gerais e específicos sobre patrimônio cultural, com convidados que proporcionam novas perspectivas sobre a diversidade do tema em diferentes contextos e aspectos cotidianos como celebrações, museus, turismo, arte e natureza, entre outros, e sua interligação com o patrimônio cultural dos povos e culturas.

Para mais informações sobre eventos culturais online acesse www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

·        Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos

Tema: Capoeira em Guarulhos, com Mestra Mara

Data: quinta-feira, 30 de julho

Horário: 20h

·        Patrimônio Cultural para Curiosos

Tema: Museu e Patrimônio, com Suzy da Silva Santos

Data: sexta-feira, 31 de julho

Horário: 19h

Acesso pela fanpage www.facebook.com/arquivohistoricogru/

- PUBLICIDADE -