Eventos online do Arquivo Histórico abordam arte, cultura e patrimônio

Durante o período de distanciamento social, adotado como forma de prevenção ao novo coronavírus, o Arquivo Histórico de Guarulhos vem oferecendo eventos online sobre arte, cultura e patrimônio cultural semanalmente por sua fanpage no Facebook (https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/).

Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura, os encontros virtuais têm por objetivo promover debates com convidados que podem proporcionar novos olhares sobre a diversidade da produção cultural e refletir sobre possíveis caminhos para a cultura na cidade pós-Covid-19.

Para registrar e difundir as diversas narrativas e histórias que formam a cultura guarulhense a partir do ponto de vista de artistas e pesquisadores, o Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos, que acontece nesta quinta-feira (6), às 20h, fala do Projeto CLAM. Para tanto, o mediador André Okuma convida o músico, designer, produtor e idealizador da iniciativa, Willian Barbosa.

Barbosa é responsável por ações culturais como a intervenção urbana CLAMdestino e o Festival Música na Rua. Foi criador do Zine CLAMzine e da Revista CLAM, com extensa pesquisa e registro da história de músicos da cidade desde os anos 1950. Além disso, assina o selo musical CLAM Discos, que já produziu trabalhos de artistas de Guarulhos como As Despejadas, João Perreka e os Alambiques e a banda Carbônica, na qual atua como guitarrista, vocalista e compositor e vem se apresentando pelos palcos do país desde 2007.

Patrimônio Cultural

Na sexta-feira (7), às 19h, o episódio da série Patrimônio Cultural para Curiosos apresenta o tema Patrimônio Imaterial e conta com a presença do historiador e contista Elton Soares de Oliveira. Sob a definição de imaterial encontram-se as lendas, canções e narrativas que constituem o patrimônio folclórico de uma sociedade e é a partir da obra Causos e Lendas Guarulhenses que o historiador conversa com a mediadora Araci Borges sobre as histórias curiosas que povoam o imaginário dos habitantes da Conceição dos Guarulhos.

Oliveira é professor de história e autor de livros como Guarulhos, Espaço de Muitos Povos Guarulhos, História, Cultura e Meio Ambiente, além de uma coleção de obras que revelam a história dos bairros Bonsucesso, Pimentas e São João. Ele também ministra cursos de oratória e palestras em escolas e organiza viagens de turismo pedagógico.

Para mais informações sobre eventos culturais online acesse www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos

Tema: Projeto CLAM

Data: quinta-feira, 6 de agosto

Horário: 20h

Patrimônio Cultural para Curiosos

Tema: Museu e Patrimônio, com Suzy da Silva Santos

Data: sexta-feira, 7 de julho

Horário: 19h

Acesso pela fanpage www.facebook.com/arquivohistoricogru/