Mutirão de testes para Covid-19 em Guarulhos tem 12,7% de casos positivos

Nos dois mutirões de testes rápidos para Covid-19 realizados nesta quinta e sexta-feira (dias 6 e 7) no Bosque Maia, 4.009 amostras foram coletadas. Deste total, 510 apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus, o que representa 12,7 % das pessoas examinadas, as quais serão acompanhadas pela equipe profissional da Unidade Básica de Saúde onde são cadastradas.

O prefeito Guti acompanhou a testagem nesta sexta-feira e frisou que o município não comprou nenhum teste. “Em uma visita minha a Brasília o governo federal se comprometeu a mandar 20 mil testes e, depois, recebemos mais 20 mil, totalizando 40 mil até agora. E nós já estamos pedindo mais para poder testar o máximo possível de pessoas. Vamos continuar trabalhando duro para que a gente possa passar por essa pandemia o mais rápido possível”, disse.

O mutirão é destinado a todos que já tiveram contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus. Para realizar o teste, a pessoa não precisa realizar agendamento prévio e também não pode estar com síndrome gripal. O atendimento no local é feito por meio da distribuição de senhas e os documentos que devem ser apresentados para possibilitar a notificação dos casos são RG e cartão SUS.

Na avaliação do secretário de Saúde, José Mario Stranghetti, os resultados obtidos em Guarulhos estão dentro dos parâmetros mundiais. “Mesmo entre as pessoas assintomáticas, entre 10% e 14% apresentam resultado positivo para a Covid-19. E isso é importante para a definição de políticas públicas para o enfrentamento da doença. Os números mostram que temos de redobrar os cuidados, porque tem muita gente sem sintoma, mas que estão infectadas pelo novo coronavírus e podem transmitir para outras. Portanto, temos de ter muito cuidado, principalmente perante as pessoas idosas e com comorbidades”, alertou.

Até o final do mês mais seis mutirões serão realizados em Guarulhos. Os próximos acontecem nos dias 13 e 14 no Terminal de Ônibus da Vila Galvão (rua Cristiane, 01, Vila Alice), nos dias 20 e 21 no Terminal de Ônibus Pimentas (estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, 4.494, Jardim Albertina) e nos dias 27 e 28 no Supermercado Comercial Esperança (estrada Guarulhos-Nazaré, 4.201, Jardim São João). O horário é sempre o mesmo: das 9h às 15h.