Projeto de gestão aprimora UPA Paulista e a coloca entre as três melhores do País

Das 630 UPAs existentes no Brasil, 50 delas foram selecionadas pelo Ministério da Saúde, no último mês de abril, para receber qualificação pelo método Lean – uma metodologia de gestão para tornar mais eficiente o atendimento nas emergências. Quatro meses depois, das 50 unidades escolhidas para a aplicação do projeto, três delas foram eleitas as melhores do país em boas práticas, entre as quais a UPA Paulista, de Guarulhos.

Dentre as melhorias implementadas no atendimento dos pacientes da UPA Paulista com foco humanizado que a colocaram entre as três melhores do país destacam-se a mudança da recepção, que ganhou maior amplitude e fluidez, a instalação de ramais em todas as salas da unidade, a padronização da abertura de fichas, a organização do fluxo interno com entrada e saída das pessoas por portas distintas, evitando tumulto, a implantação de técnica que permite visualizar a quantidade de impressos para evitar faltas, a troca de lâmpadas por modelos mais econômicos e eficazes e a agilidade na liberação do resultado de exames. 

Para que consultores, pesquisadores e especialistas pudessem contar o êxito da experiência prática Lean nas UPAs, o Ministério da Saúde e a Universidade Federal Fluminense (UFF), que são os idealizadores do projeto, promoveram na noite desta quinta-feira (6) o 1º Encontro das Lideranças Lean nas UPAs 24 horas, cuja live pode ser acessada pelo link https://www.youtube.com/watch?v=zvzX4uO2fXw

Na oportunidade, Guarulhos foi representado por Viviane Haddad, técnica do Departamento de Urgência e Emergência, que coordenou a implantação da metodologia Lean em três UPAs do município: Paulista, Cumbica e São João.

A metodologia de gestão, que já foi implantada também em alguns hospitais públicos do país, tem por objetivo agilizar o atendimento nas unidades, conferir maior segurança aos procedimentos, bem como promover a gestão humanizada. Visa ainda a reduzir desperdícios, melhorar os processos de trabalho e atingir maior resolutividade na assistência dos pacientes, tudo em prol da satisfação dos usuários.

Segundo o coordenador do projeto pela Universidade Federal Fluminense, Robisom Calado, o Lean é um projeto de pesquisa e assessoria que ajuda as UPAs a utilizarem ferramentas e métodos para o alcance das metas desejadas. “É uma metodologia baseada no processo de transformação que está presente em nove estados, o que beneficiará cerca de 11 milhões de pessoas atendidas por essas 50 UPAs”, destacou Calado na live desta quinta-feira (6). O projeto mais detalhado da metodologia pode ser conferido no volume 1 da Revista Lean nas UPAs.