Parques reabrem com atividades e horário reduzidos

Desde o mês passado a população de Guarulhos pode voltar a usufruir dos parques municipais que permaneceram fechados por cerca de quatro meses devido às medidas de contenção da pandemia de covid-19. Seguindo os protocolos do Plano São Paulo de Retomada Consciente, após Guarulhos permanecer 28 dias na fase amarela, os parques do município funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 16h.

Os usuários devem ficar atentos às normas de higiene e distanciamento para aproveitarem o passeio com tranquilidade. Além do uso obrigatório de máscara, estão proibidas atividades em grupo e qualquer tipo de aglomeração. Playground, quadras esportivas, campos de areia e academias ao ar livre permanecem fechados. Bebedouros também estarão fora de funcionamento, então é importante que cada um leve sua própria garrafa com água.

No Bosque Maia, apenas a entrada principal da avenida Papa João XXIII estará aberta. Visitantes do maior parque urbano da cidade irão encontrar novidades, como a pista de caminhada e corrida reformada, novos canteiros de plantas ornamentais, piso intertravado no acesso à fonte interativa, areadores com efeito de fonte no lago principal, além de nova base da GCM.

Bosque Maia

Informações gerais: Maior parque urbano de Guarulhos, conta com mais de 3 quilômetros de pista para cooper e caminhada, trilhas na mata, quadras de esporte, campo de areia e praça de eventos. O espaço possui ainda um Centro de Educação Ambiental (CEA), onde são realizadas exposições de arte, encontros de meio ambiente e tardes musicais, com choro e seresta.

Endereço: Av. Paulo Faccini, s/n° – Centro 

Parque Bom Clima / JB Maciel

Informações gerais: ao lado do Paço Municipal, o parque oferece sanitários, parquinho, mesas e bancos, pergolado, mirante, bebedouro, arena para eventos, equipamentos de ginástica e pista para caminhada.

Endereço: Av. Tiradentes, s/nº – Bom Clima

Parque Júlio Fracalanza

Informações gerais: o parque onde está instalada a Cidade Mirim Ayrton Senna (espaço voltado educação e simulações de trânsito), também oferece sanitários, parquinhos, feira de artesanato, mesas e bancos, mesas de ping pong, equipamentos de ginástica e pista para caminhada.

Endereço: Rua Joaquim Miranda, 471 – Vila Augusta

Parque Chico Mendes

Informações gerais: uma das mais importantes áreas verdes da região dos Pimentas, o espaço abriga um Centro de Educação Ambiental, sanitários, quadra de esportes, campo de futebol, pista de skate, parquinho, mesas e bancos, quiosques, trilhas na mata e espaço para fabricação de adubo orgânico (compostagem).

Endereço: Av. José Miguel Ackel, 1.100 – Vila Isabel (região dos Pimentas) 

Lago dos Patos

Informações gerais: um dos mais tradicionais pontos de lazer da cidade oferece pedalinhos, parque infantil, mesas e bancos, além de um centro de exposições de arte, equipamentos de ginástica, pista para Cooper e caminhada e um posto da Guarda Civil Municipal. O local conta ainda com quiosques de lanches e feira de artesanato.

Endereço: R. Francisco Vasconcelos, s/n° – Vila Galvão

Parque da Saúde

Informações gerais: A área de lazer possui 15 mil m², com pistas de caminhada, parque infantil, equipamentos para alongamento e ginástica, quadra de areia, trilhas, bancos, mesas, praças para descanso, lago, viveiro de plantas, sanitários, mirante e área para piqueniques. O local abriga ainda uma pequena floresta urbana com espécies raras de mata nativa. 

Endereço: Rua Iris, 305 – Gopoúva

Parque Vilanova Artigas

Informações gerais: O local possui área total de 52,5 mil m², além de 3 mil árvores de diversas espécies, como a pau-brasil e as frutíferas pitanga e uvaia. Oferece ainda pista de caminhada, iluminação, lago com paisagismo, academia popular infantil e para a 3ª idade, mesas com banquetas, bancos de madeira reutilizada, pequenas pracinhas de convívio e descanso, mini-quadra de areia, jardins com plantas ornamentais e ampla área gramada.

Endereço: Entre a Rua Geraldo Alves Celestino e a avenida Odair Santaneli – Parque Cecap.