Pinacoteca Virtual reúne acervo de imagens de Artes Visuais


Mesmo com os espaços públicos ainda fechados, é possível conhecer obras de arte que fazem parte do acervo de Artes Visuais da cidade, uma iniciativa que integra o Projeto Pinacoteca Virtual e que tem como objetivo disponibilizar tal acervo de forma digital, para que as obras e seus artistas possam chegar ao maior número de pessoas.

Além da pintura Padre Bento, da artista plástica Tarsila do Amaral (1886-1973), o acervo também conta com obras de nomes de destaque no cenário artístico nacional, como Waldomiro de Deus, Luise Weiss e Maria Bonomi. Importante também no processo da constituição do acervo é a participação de artistas locais com obras que revelam a sua qualidade, como Iesus Silveira e o fotógrafo João Machado.

Nesse acervo merece destaque a coleção de 30 imagens em preto e branco, tiradas pelo fotógrafo Alexandre de Paulo durante a 262ª Festa de Bonsucesso, realizada em 2003. Nessa série, conhecida como Devotos de Nossa Senhora de Bonsucesso, Alexandre registrou a participação de homens e mulheres em eventos significativos da Festa como a Carpição, momento marcado por extrema religiosidade.

As imagens do acervo de Artes Visuais estão disponíveis no endereço https://www.guarulhos.sp.gov.br/pinacoteca-virtual.

- PUBLICIDADE -