Cidade: Governo de SP entrega 2º trem com bagageiro em linha que liga a capital ao Aeroporto de Guarulhos


Da Redação
[email protected]

O governador João Doria (PSDB) entregou nesta quinta-feira (22) o segundo trem da CPTM com espaço para bagagens, da série 2500, que circulará na Linha 13-Jade, que liga a capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A entrega ocorreu na estação Engenheiro Goulart e contou com a participação do secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e do presidente da CPTM, Pedro Moro.

“Esse novo trem traz alguns benefícios adicionais, amplos bagageiros para colocação de malas pequenas e maiores, com conforto, para os passageiros. E sempre a acessibilidade facilitada, como já é norma e determinação à CPTM, em todas as suas linhas e em todos os seus trens”, disse Doria. “O novo trem tem um design arrojado e um layout funcional. Todo o equipamento tem ar-condicionado, monitoramento por câmeras na parte externa e na parte interna, mapa digital das estações para atendimento aos passageiros e iluminação interna em LED”, completou o governador.

O primeiro trem foi disponibilizado pela Companhia em 3 de fevereiro deste ano. Outras seis composições, que serão entregues até dezembro, estão em testes e começarão a circular após a realização de todos os protocolos de segurança e operação. O investimento nos oitos trens é de R$ 316,7 milhões e está sendo realizado com apoio do Banco Europeu de Investimento (BEI). Atualmente, circulam na Linha 13-Jade trens novos com o mesmo padrão das demais linhas da CPTM.

Fabricados pelo consórcio Temoinsa-Sifang, na China, os trens estão equipados com tecnologia de ponta e, a exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, têm 170 metros de comprimento e salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros). Também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Serviços da Linha 13-Jade

A linha possui três serviços para atender a demanda de passageiros. No serviço regular, as viagens são realizadas entre as estações Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira, e Aeroporto-Guarulhos, com parada na Estação Guarulhos-Cecap, durante todo o horário comercial. O intervalo entre os trens é de 20 minutos de segunda a sexta-feira e aos sábados (das 4h às 9h e das 17h às 20h). Nos demais horários de sábado e aos domingos e feriados é de 30 minutos.

Neste momento, devido à pandemia do coronavírus, os serviços Connect, que leva passageiros da Estação Brás à Estação Aeroporto-Guarulhos, com paradas nas estações intermediárias, e o Expresso Aeroporto, com viagens diretas entre Luz e Aeroporto, estão suspensos.

- PUBLICIDADE -