Cultura: Guarulhos promove seminário virtual sobre o Plano Municipal de Cultura

Até a próxima sexta-feira (18) a Prefeitura de Guarulhos promove o Seminário Plano Municipal de Cultura 2020. Na abertura do seminário, que acontece nesta segunda-feira (14), às 19h, serão apresentados os indicadores e status das ações do plano pelo secretário de Cultura, Vitor Souza. O evento é transmitido pelo canal oficial da Prefeitura de Guarulhos no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC60j17Hvlg-poRLOtvUfUrw).

A abertura conta ainda com a participação de convidados da Poeisis, os palestrantes Ana Paula do Val, Ivan Montanari e Maria Carolina Vasconcelos, que participam da mesa A Gestão do Plano Municipal de Cultura, mediada pelo servidor Darlan Cavalcanti.

Além de estabelecer rico debate entre a sociedade civil e o poder público sobre as políticas públicas da área cultural na cidade de Guarulhos, o Seminário Plano Municipal de Cultura 2020 torna público todos os eixos e o controle do acompanhamento do documento. Sua realização também colabora com novas ideias e soluções para a gestão do plano na cidade ao aproximar artistas, fazedores de cultura, espaços, investidores e poder público na construção dessa ideia conquistada pela sociedade.

Com oficinas no período da manhã, bate-papos à tarde e palestras à noite, a idealização do seminário considerou a diversidade de temas, trazendo para o debate a experiência de pessoas que já estão encarando desafios semelhantes na implementação dos planos de cultura e podem colaborar com referências de outros polos que também discutem a cultura.

A iniciativa também objetiva garantir a diversidade de opiniões, pluralidade de ações e um desenho que possa ser permanente e referencial, não somente para aqueles que fazem cultura na cidade de Guarulhos, mas também por outras cidades, em outros estados que atravessam os mesmos desafios que Guarulhos tem na consolidação de seu plano de cultura.

Sancionado pelo prefeito Guti, o Plano Municipal de Cultura é uma ferramenta fundamental para nortear os resultados esperados para que a cultura guarulhense estabeleça, em suas políticas públicas e privadas, a grandeza da própria cidade. Em julho deste ano, o plano, que tem a duração de dez anos, tornou-se a lei 7.834.

Os palestrantes

Ana Paula do Val é mestra em estudos culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP), especialista em políticas públicas (Clacso) e em cultura e comunicação pela Universidade Paris VIII. Ivan Montanari é mestrando em gestão de políticas públicas pela Universidade de São Paulo (USP), especialista pós-graduado em gestão e políticas culturais pela Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha) e graduado em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2010). Maria Carolina Vasconcelos Oliveira é artista circense, professora e pesquisadora em temas relacionados a artes, cultura e políticas culturais. É mestre e doutora em sociologia da cultura pela FFLCH-USP e pós-doutoranda do Instituto de Artes da Unesp.

Serviço

Seminário Plano Municipal de Cultura 2020

De 14 a 18 de dezembro

Transmissão pelo canal do YouTube da Prefeitura de Guarulhos: https://www.youtube.com/channel/UC60j17Hvlg-poRLOtvUfUrw