Prefeitura intensifica fiscalização para cumprir regras da fase vermelha do Plano SP durante as festas de final de ano

SP - COMÉRCIO-GUARULHOS-MOVIMENTAÇÃO - GERAL - Movimentação no comércio da rua Dom Pedro em Guarulhos (SP), neste sábado (4) 04/07/2020 - Foto: JOãO NOGUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
- PUBLICIDADE -

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) vai intensificar as ações de fiscalização para cumprir as determinações do Plano SP, que coloca Guarulhos na fase vermelha durante as festas de final de ano como medida de contenção da pandemia de Covid-19. Desta forma,  apenas serviços essenciais (confira lista abaixo)  poderão funcionar nos dias 25, 26 e 27 de dezembro, e nos dia  1º, 2 e 3 de janeiro.

De acordo com a pasta, a abordagem inicial da fiscalização será para informar sobre ações e proibições de abertura e pedir a colaboração dos comerciantes para que permaneçam fechados. Os fiscais darão prioridade aos pontos já conhecidos de aglomerações e aos estabelecimentos que descumpriram as regras anteriormente. A autuação somente será efetivada num segundo momento, em caso de não colaboração.

Nos outros dias, valem as regras da fase amarela da quarentena, na qual restaurantes podem funcionar até as 22h (bebida alcoólica até as 20h), e bares devem fechar até as 20h.

Não podem abrir nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro:

Shoppings, lojas, galerias, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes e lanchonetes (exceto para delivery), academias, salões de beleza,  cinemas, teatros e outros estabelecimentos culturais.

Serviços essenciais (podem abrir nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro):

Hospitais, farmácias, clínicas odontológicas, atendimento de saúde animal, mercados, açougues, padarias, postos de combustíveis, lavanderias, meios de transporte coletivo ( ônibus, trens e metrô),  hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria, manutenção e zeladoria, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos, bancas de jornais, serviços de segurança pública e privada, serviços bancários (incluindo lotéricas), manutenção e zeladoria, call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais.

Plano SP

O Plano São Paulo é a estratégia do Governo do Estado de São Paulo para vencer a COVID-19, baseado na ciência e na saúde. O anúncio da volta de todo o estado à fase mais restritiva do lockdown foi realizado no início desta terça-feira (22), considerando que nas últimas quatro semanas houve aumento de 54% do número de casos da doença, de 34% no número de óbitos e  de 13% das internação em São Paulo.

- PUBLICIDADE -