Com artistas de Guarulhos, Festival Arrastão Cultural lança 9ª edição em formato de programa ao vivo

- PUBLICIDADE -

Da Redação
[email protected]

Com quase 10 anos de rua, propagando e expandindo a arte local contemporânea, o Festival Arrastão Cultural traz um formato diferenciado esse ano. De janeiro a maio, o coletivo cultural apresentará a 9ª edição do festival pelas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook) em uma série de cinco programas com bandas, artistas e poetas da cidade. Todos os episódios vão ao ar às 16h do último sábado do mês.

“Para este momento de incertezas, optamos por apresentar a primeira edição virtual do Festival Arrastão Cultural. Este formado tem como referência programas como Showlivre, Manos e Minas (Tv Cultura), além dos festivais Sabará, Coala, Do Sol e outras manifestações culturais”, conta João Perreka, produtor e idealizador do Arrastão Cultural.

Com o objetivo de criar uma dinâmica completa para o programa, o Festival fará uma fusão entre música e poesia: cada episódio contará com a participação de um músico ou banda e um poeta. A mediação e entrevista dos convidados ficará por conta da jornalista cultural Elis Lucas.

Episódio de Estreia – Incentivando a arte local, os artistas convidados são genuinamente de Guarulhos. Para o episódio de estreia (dia 30/01), o músico e compositor Gabriel Peri se encontra com o poeta, slammer e ativista cultural Adam Pontes. Peri é formado em canto popular pela Etec de artes, lançou em agosto de 2019 seu primeiro single “Visitante’’ com videoclipe que alcançou mais de 100 mil visualizações em seu canal no Youtube, além dos lançamentos nos canais musicais MTV, Multishow, Music Box Brazil e BIS. Em seus últimos trabalhos, tem buscado misturar referências clássicas da MPB com o frescor da nova geração de músicos brasileiros.

Adam é nascido e criado na periferia de Guarulhos, desde o ano de 2017, participou da fundação e criação do “Sarau da Quebrada”, espaço de propagação e apresentação das mais diversas formas de expressão da cultura e arte periférica. Frequentador das batalhas de rima, vem se apresentando nos espaços de “mic aberto” em batalhas de rima na cidade. Adam é semifinalista do Slam SP 2020 (torneio de poesia falado do estado de São Paulo), do qual representou a cidade de Guarulhos pelo Slam do Prego.

Próximos episódios:

27/02, às 16h – João Perreka x Daisy Coelho.

27/03 às 16h – Baobá e banda x Warley Noua

24/04 às 16h – KV x Thiago Loreto

29/05 às 16h – As Despejadas x André Bizorão

A realização do festival Arrastão Cultural 2021 será realizado através da Lei Emergencial Aldir Blanc e pelo Funcultura da Secretaria de Cultural de Guarulhos. Segundo João Perreka, a produção do festival neste novo formato será importante para o fomento cultural da cidade.

“Este é o momento de experimentarmos novos caminhos para a produção dentro do universo digital, um mundo pouco explorado por produtores de eventos presenciais. Além disso, os programas que serão produzidos neste contexto serão de suma importância para Guarulhos, pois a partir destes materiais a cidade terá um grande registro histórico e digital de uma geração de artistas locais”.

Sobre o Arrastão Cultural – O Projeto Arrastão Cultural nasceu em 2012, com o objetivo de divulgar e fomentar artistas de diversas linguagens, contemporâneos e independentes da cidade de Guarulhos. Em seus oito anos de existência, já produziu inúmeros festivais ao ar livre, a partir da parceria com outros coletivos, com o poder público e entidades da iniciativa privada.

O coletivo trabalha com profissionais de diversas áreas, dentre os quais jornalistas, técnicos de som, fotógrafos, designs, ativistas, produtores e pessoas engajadas em colaborar. Em 2019, o Arrastão Cultural realizou uma edição especial do seu Festival no Sesc Guarulhos, e ao longo de dois dias de evento cerca de 70 artistas guarulhenses de diversas linguagens.

- PUBLICIDADE -