Prefeitura realiza consulta pública sobre o Programa de Macrodrenagem do rio Baquirivu-Guaçu

- PUBLICIDADE -

O teatro do Centro Municipal de Educação Adamastor, no Macedo, recebeu na manhã desta quinta-feira (28) consulta pública sobre as obras do Programa de Macrodrenagem e Controle de Inundações do rio Baquirivu-Guaçu. Representantes da população, de empresas e demais interessados participaram da sessão, que teve acesso livre.

Na ocasião, o resumo do projeto foi apresentado pelo secretário de Obras de Guarulhos, Marco Antonio Guimarães. A intervenção irá reduzir em até 80% a ocorrência de enchentes na bacia do Baquirivu, beneficiando cerca de 300 mil pessoas diretamente e, indiretamente, todo o município. “O foco do projeto é resolver o problema de enchentes na cidade, por isso abrange também os afluentes do Baquirivu, como os córregos Cocho Velho e Água Chata, no Pimentas, que possuem travessias muito antigas executadas com normas de até 40 anos atrás. O investimento realizado vai retornar rapidamente em forma de qualidade de vida para população e também com a economia de recursos gastos para reparar danos causados pelas cheias, que podem chegar a R$ 20 milhões por ano”, afirmou Guimarães.

Capitaneado pela Secretaria de Governo e elaborado pela Secretaria de Obras, o programa envolve ainda outras pastas da Prefeitura, como Meio Ambiente, Assistência Social, Habitação, Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Fazenda, Justiça e Transportes e Mobilidade Urbana, além da Procuradoria-Geral do Município. O início das obras está previsto para o próximo mês de maio.

Perguntas, sugestões e demais comentários devem ser enviados por escrito, identificados com os dados do interessado, por  email ([email protected] ou [email protected]), com solicitação de confirmação de recebimento, ou entregues diretamente na Secretaria da Fazenda, Seção Administrativa de Expediente do Departamento de Licitações e Contratos (avenida Salgado Filho, 886), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Editais e mais informações podem ser obtidas no site www.guarulhos.sp.gov.br, no link Licitações – Licitações Agendadas – Departamento de Licitações e Contratos.

Baquirivu-Guaçu – Integrante da unidade hidrográfica do Alto Tietê, a nascente do rio Baquirivu-Guaçu fica na cidade de Arujá, onde percorre 3 km até chegar a Guarulhos, passando pelos bairros Sadokim, Bonsucesso, Lavras, Jardim São João, Invernada, Jardim Bananal, Taboão, Vila Barros, Parque Cecap e Várzea do Palácio, até desaguar no rio Tietê, numa extensão aproximada de 21 km.

- PUBLICIDADE -