Municípios que integram o Condemat cancelam pontos facultativos de Carnaval

- PUBLICIDADE -

Na expectativa de evitar aglomerações e frear a alta nos índices de Covid-19 na região, as cidades da região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), inclusive Guarulhos, optaram pela suspensão dos pontos facultativos municipais nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro, datas reservadas à comemoração do Carnaval. Com a decisão, as repartições públicas, assim como os serviços nas áreas de saúde, não terão interrupção nessas datas.

A decisão regional foi adotada após uma sugestão de Guarulhos, o primeiro município a decretar a suspensão dos pontos facultativos. As cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Branca e Suzano irão optar por acompanhar, visto que as festividades estão proibidas. Santa Isabel e Salesópolis vão manter o calendário normal, enquanto Arujá ainda não decidiu.

De acordo com o presidente do Condemat, prefeito Rodrigo Ashiuchi, com o cancelamento das festas carnavalescas em grande parte do Brasil, não há necessidade de manter os pontos facultativos.  “Estamos suspendendo os pontos facultativos numa tentativa de evitar que a população viaje para outras regiões e participe de aglomerações, o que poderia agravar a situação da pandemia na nossa região que já está com a taxa de ocupação em leitos de UTI muito elevada e registra uma alta acelerada nos novos casos de Coronavírus”, disse.

Além de manter os serviços públicos em funcionamento normal, a medida também colabora para a continuidade da vacinação contra a covid-19 e beneficia comércios e empresas com o funcionamento das atividades durante os dois dias. A medida acompanha também outras cidades, incluindo a capital paulista.

“Sabemos o quanto os comerciantes e empresários estão sendo penalizados neste momento em que é preciso cumprir as recomendações das autoridades sanitárias e acreditamos que com esta decisão o nosso setor produtivo da região será beneficiado”, finalizou o presidente do Condemat.

- PUBLICIDADE -