Cidades do Alto Tietê terão funcionamento do comércio liberado no final de semana

Comércio e serviços estão liberados para funcionar neste final de semana na região. A flexibilização reivindicada pela direção do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) foi atendida pelo Governo do Estado, que anunciou na última quarta-feira (03) a suspensão de restrições temporárias do Plano São Paulo.

Na fase laranja, o Alto Tietê pode ter comércio e serviços essenciais funcionando por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6h e encerramento às 20h. Os parques também estão liberados.

“É uma boa notícia, que dará um fôlego aos comerciantes com a permissão do funcionamento neste fim de semana. Sabemos o quanto os estabelecimentos comerciais investiram para se adequarem às regras e protocolos de distanciamento e higienização neste período de pandemia e o quanto são importantes para a geração de empregos e manutenção da economia nos municípios”, ressaltou o presidente do Condemat, prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Na última segunda-feira, em reunião virtual com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o presidente do Consórcio solicitou a flexibilização no funcionamento do comércio, a partir da queda nos índices da Covid-19 observada na região. A ocupação de leitos no Alto Tietê reduziu de 72% para 68% nos últimos sete dias com relação ao período anterior.

Ainda de acordo com levantamento, a média de óbitos dos últimos sete dias é de 2,7 para cada 100 mil habitantes, enquanto nos sete dias anteriores era superior a 3. A média de novos casos caiu de 73,8 casos por 100 mil habitantes para 70,4. Já o índice de internações caiu de 93,3% para 82,6%.

O presidente reforçou a importância do cumprimento dos protocolos sanitários nos estabelecimentos após a flexibilização. “Tivemos uma queda significativa nos nossos índices, mas não podemos relaxar. Vamos continuar monitorando o cumprimento dos protocolos de saúde”, destacou.

Do Condemat, o município de Santa Branca, que pertence ao Vale do Paraíba, é o único que permanece na fase vermelha. A reclassificação do Plano SP está prevista para sexta-feira, com vigência a partir da próxima segunda-feira.

Vacinas – Os municípios do Condemat começaram a receber ontem um novo lote da vacina CoronaVac para complementar a vacinação dos trabalhadores da saúde, que fazem parte da primeira etapa da campanha, e para iniciar a imunização dos idosos acima de 90 anos.