Cemear se prepara para retomar as atividades em março

Seguindo as orientações sanitárias e pedagógicas de retomada das atividades presenciais encaminhadas pelas secretarias da Saúde e de Educação, a equipe gestora do Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear) vem se reunindo com os professores dos projetos de Língua e Cultura Inglesa e Espanhola, Música e EducaDança para planejar o atendimento que será oferecido aos alunos dos cursos livres a partir de março.  

Além das reuniões com a equipe administrativa e pedagógica estabeleceu-se um comitê formado por professores, alunos, pais, mães, gestores e coordenadores para análise e definição das ações a fim de assegurar o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária, com 30% da equipe presente para atender os alunos in loco, assim como o planejamento das ações pedagógicas de acolhimento e o período para revisão dos saberes.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro foram realizadas reuniões com o comitê, divididas em quatro grupos. Nesse importante espaço de escuta e de construção coletiva foram validadas as ações de atendimento levando em consideração a especificidade dos cursos, a realidade do aluno e as ferramentas e recursos didáticos a fim de reorganizar a metodologia do atendimento, que será feito tanto de forma remota quanto semipresencial.

Como complemento da metodologia de ensino, o Cemear disponibilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Secretaria de Educação para a realização das atividades em formato semipresencial e remoto, e os professores também poderão organizar o atendimento por meio do aplicativo Teams para encontros online, conforme a organização própria e a realidade de cada curso.

A coordenadora do Cemear, Ana Paula Lucio Souto Ferreira, destacou as melhorias que estão sendo feitas no espaço. “O Cemear está passando por revitalização para melhor receber e acolher os alunos. Estamos ansiosos para voltar a semear arte, línguas, dança e alegria para a comunidade, preparando tudo para retomar com os devidos cuidados e a segurança necessária”.

A dinâmica de atendimento levará ainda em consideração a equipe de profissionais presentes no espaço para os atendimentos semipresenciais, os professores que estarão exclusivamente de forma remota por serem do grupo de risco e todos os protocolos de segurança sanitária a fim de primar pela qualidade dos cursos oferecidos no espaço e pela vida.

Cemear – O Centro Municipal de Educação e Artes é um espaço educativo que oferece formação por meio de cursos gratuitos e abertos para o munícipe, vinculado à Secretaria de Educação e assessorado pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep). O espaço está localizado na rua Abílio Ramos, 122, Macedo, ao lado da secretaria.

Os cursos oferecidos no Cemear estão em consonância com a proposta curricular Quadro de Saberes Necessários (QSN), primando por uma educação de qualidade à população guarulhense, além de promover a equidade de direitos e de oportunidades.