Governo federal exonera presidente do Inep

- PUBLICIDADE -

O governo federal exonerou Alexandre Ribeiro Pereira Lopes do cargo de presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação que, entre as atribuições, coordena e executa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Alexandre Lopes foi o quarto presidente do órgão na gestão de Jair Bolsonaro. A exoneração dele está publicada no Diário Oficial da União (DOU), que não traz ainda o seu substituto.

Bacharel em Direito e engenheiro químico, Lopes assumiu o comando do Inep em maio de 2019, no lugar do delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi, que pediu para deixar o cargo. Antes, o Inep estava sob a liderança do engenheiro e consultor organizacional Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues, que entrou logo no início do governo Bolsonaro, em janeiro, em substituição a Maria Inês Fini, à frente da autarquia na gestão de Michel Temer.

Obras contra secas

Diário Oficial de hoje publica ainda mudanças no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), ligado ao Ministério da Infraestrutura. Duas diretorias estão agora com novos titulares: Joaquim Izídio Neto foi nomeado para a área de Infraestrutura Hídrica, no lugar de Mauricio de Vasconcelos Medeiros, exonerado hoje; e José Rosilônio Magalhães de Araujo foi nomeado diretor administrativo.

- PUBLICIDADE -