Campanha estimula compra online de artesanato em Guarulhos

Se você está em busca de artigos e presentes exclusivos, que tal valorizar o comércio local comprando artesanato dos artesãos de Guarulhos? Em seu site oficial, a Prefeitura dá continuidade à campanha Conheça os Artesãos, através da qual disponibiliza acesso a imagens de artigos, técnicas utilizadas na confecção e o contato por telefone, redes sociais e e-mail dos artesãos. Para conhecer acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/artes-visuais-e-artesanato.

A campanha visibiliza o trabalho dos artesãos, estimulando o contato entre pessoas que estão em busca de itens diferenciados para presentear amigos e familiares, e artistas que expõem nas feiras de artesanato da cidade. Dessa forma, a produção artesanal guarulhense ganha força e permite a continuidade de um trabalho feito com grande carinho, técnica e experiência.

Bolsas de couro, artigos em tricô e crochê, costura criativa, pirogravura, decupagem, entalhe, tear. Os artigos produzidos pelos artesãos da cidade são diferenciados, confeccionados nas mais diversas técnicas artesanais e se destacam pela criatividade, talento e preços convidativos, com peças exclusivas e personalizadas, utilitárias e decorativas.

Além de garantir trabalho e renda, a iniciativa reinventa práticas para tornar possível a venda de produtos de forma digital, considerando que o artesanato foi uma área fortemente afetada pela pandemia, com grande perda do volume de venda no último ano. Nesse contexto, estimular a venda de artesanato online se mostra como alternativa para que as pessoas possam adquirir presentes autênticos, diferenciados e que representam a identidade e a cultura popular da cidade.

Artesanato é toda produção resultante da transformação de matérias primas em estado natural ou manufaturadas, com predominância manual, por indivíduo que detenha o domínio integral de uma ou mais técnicas de produção artesanal, que expresse criatividade, identidade cultural, habilidade e qualidade, podendo no processo de sua atividade ocorrer o auxílio limitado de máquinas, ferramentas, artefatos e utensílios.