Prefeitura alerta para golpe com envio de formulário falso para vacinação

A Secretaria da Saúde de Guarulhos informa que alguns moradores da cidade receberam emails falsos com formulário de cadastramento para vacinação contra a Covid-19.  Por isso, alerta para que não façam nenhum download nem forneçam qualquer informação, pois se trata de golpe, uma vez que o cadastro para receber a vacina deve ser efetuado exclusivamente pelo site da Prefeitura: https://www.guarulhos.sp.gov.br/form/cadastro-de-vacinacao.

No falso email disparado consta inclusive o CPF da pessoa que recebeu a mensagem, na frente do link para download da suposta ficha cadastral. Em um desses correios eletrônicos, que está em poder da Secretaria da Saúde, o remetente aparece como Departamento de Imunização e Doenças ([email protected]), o qual também não tem nenhuma relação com o provedor oficial da Prefeitura.

É importante destacar que, mesmo após efetuado o cadastro no site da Prefeitura, nenhum email é enviado para confirmação do agendamento. Quem comunica a pessoa sobre a data e o horário em que ela deverá comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a vacina são os próprios profissionais da UBS por meio de ligação telefônica.

Portanto, é fundamental que, no momento do cadastramento, o formulário seja preenchido com o número de contato telefônico atualizado e CEP correto, porque é através do código de endereçamento postal que a pessoa será direcionada à unidade mais perto de sua residência.

O cadastramento no site da Prefeitura para receber a vacina já pode ser efetuado por idosos de 60 anos ou mais, além de profissionais de saúde que ainda não tomaram a primeira dose. O preenchimento do formulário online deve ser feito mesmo por aqueles que se cadastraram no Portal Vacina Já, do governo estadual, uma vez que esta plataforma serve apenas para facilitar a inserção dos dados do vacinado no sistema nacional Vacivida.