Bueiro Aberto lança novo episódio de Letras de uma Cidade Dormitório


Dos Cortiços à Luz, segundo episódio da série Letras de uma Cidade Dormitório, documentário produzido pela Companhia Bueiro Aberto, vai ao ar no sábado, 3 de abril, às 18h. O episódio ficará disponível no canal da Cia. no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC7L448UpthdA4x08GJ7tgdw).

Guarulhos, Letras de uma Cidade Dormitório apresenta cinco filmes baseados em obras de escritores guarulhenses, resultado de extenso trabalho de resgate da memória da cidade realizado pela Companhia Bueiro Aberto, sobretudo nos bairros periféricos, buscando um cinema popular e poético. O projeto é realizado por meio do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, o Funcultura, com recursos federais da Lei Aldir Blanc.

Dos Cortiços à Luz é baseado no livro homônimo escrito por Renato Queiroz, romance que conta a vida de Paco, personagem que sintetiza diversas pessoas que inspiraram o autor, sendo a maior delas sua avó, Dona Irene, filha de pai espanhol e moradora de um cortiço ocupado por migrantes no bairro do Carandiru. Depois, já em Guarulhos, morando no Jardim Tranquilidade, ainda nos anos 1950 trabalhou como operária na antiga fábrica da Phillips e como enfermeira no hospital Stella Maris. Dona Irene é uma pessoa anônima, mas ao mesmo tempo ilustre, cujas mãos foram duas das milhões que formaram a cidade como ela é, mas com a marca de sua individualidade, de seus valores de empatia, solidariedade e humanidade.

O livro Dos Cortiços à Luz está disponível para compra nas páginas da Editora Letras do Subsolo (https://www.instagram.com/letrasdosubsolo/) e da livraria Ashes Bookeria (https://www.instagram.com/ashes_bookeria/) no Instagram.

Sinopse

Quantos imigrantes europeus chegaram ao Brasil no século XX empobrecidos pelas crises e pelas guerras? Quantos desses formaram a força de trabalho de nosso país, junto a nordestinos, africanos, japoneses etc.? O Brasil é o mundo todo.

Dona Irene, filha de espanhóis, casada com Dadivar, cearense, construiu sua vida e contribuiu com sua comunidade em Guarulhos, no Jardim Tranquilidade, passando por todo um período de urbanização e deixando para as gerações seguintes um mundo novo, cheio de oportunidades e histórias para a poesia de suas vidas.

Dos Cortiços à Luz se inspira nessas passagens das vidas de anônimos tão ilustres que fizeram de suas trajetórias as letras que preenchem nossos livros.

Confira a programação de datas de lançamento dos filmes

Dos Cortiços à Luz – 3 de abril

Ilusão do Parafuso – 17 de abril

Poemas de Amor e Luta – 1º de maio

Histórias do Córrego – 15 de maio

Para saber mais acesse a fanpage da Companhia Bueiro Aberto no Facebook (https://www.facebook.com/companhiabueiroaberto) e no Instagram (https://www.instagram.com/companhiabueiroaberto/).

Ficha técnica

Direção e roteiro: Daniel Neves

Produção: Renato Queiroz

Fotografia e som direto: Janaina Reis

Mídias: Diego Andrade

Montagem: Daniel Neves

Trilha sonora: Renato Queiroz e Diogo Fonseca

- PUBLICIDADE -