Patrulhamento Ambiental da GCM recebe o título Atitude Cidadã 2021

- PUBLICIDADE -

A Inspetoria de Patrulhamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos recebeu na última quarta-feira (14) o título Atitude Cidadã 2021 do Projeto Lixo Zero Guarulhos, da qual faz parte a Secretaria de Serviços Públicos. A cerimônia virtual foi aberta pelo prefeito Guti e o certificado entregue ao inspetor Pedro Sarmento, comandante da área.

A premiação se deu pelo fato de a Inspetoria Ambiental ter criado um Local de Entrega Voluntária (LEV) para a população do Jardim Adriana. Durante a cerimônia, o inspetor Sarmento agradeceu a premiação. “Gostaria de falar em nome dos 34 guardas civis municipais que trabalham nessa área, sempre lutando pela preservação da natureza e combatendo os crimes ambientais. Ao criarmos esse local de entrega nosso objetivo foi o de facilitar as pessoas a promoverem a limpeza urbana e, por consequência, melhorar a saúde da população como um todo”, afirmou.

O que é o Lixo Zero

O Programa Nacional Lixo Zero representa um importante passo para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ele está inserido no âmbito da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana e objetiva subsidiar os estados e municípios na gestão dos resíduos sólidos urbanos, com foco na disposição final ambientalmente adequada.

O Ministério do Meio Ambiente entrega, por meio do programa, um diagnóstico das condições atuais dos resíduos sólidos urbanos, a situação desejada e indicadores para avaliar a implementação dessa política pública.

Para tanto, disponibiliza um plano de ação com ações pragmáticas e concretas e uma agenda de atividades que será atualizada de acordo com a evolução do programa.

- PUBLICIDADE -