Prefeitura promove campanha em apoio à aldeia indígena Filhos dessa Terra


A Secretaria de Cultura de Guarulhos promove campanha solidária em apoio à aldeia indígena multiétnica Filhos dessa Terra, no Cabuçu, que foi atingida por um incêndio em 4 de abril que consumiu três ocas destinadas a práticas ancestrais.

A campanha tem como objetivo arrecadar itens de necessidade emergenciais, como artigos de higiene pessoal e limpeza, e também alimentos ricos em proteínas e calorias para a alimentação das 25 famílias de nove etnias que residem na aldeia, entre adultos e crianças. “Eles carecem de alimentos calóricos e ricos em proteínas, como ovos e carnes. Neste momento os adultos estão dedicados à reconstrução das ocas e, por isso, suspenderam temporariamente a produção de artesanato, atividade de onde tiram grande parte de seu sustento”, observa Adriana Lins, responsável pela Divisão de Artes Visuais da Secretaria de Cultura.

A entrega de alimentos e itens de higiene pessoal e limpeza para a aldeia Filhos dessa Terra pode ser feita até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na recepção do Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear), que fica na rua Abílio Ramos, 122, Macedo. Para mais informações sobre as doações ligue para (11) 2451-5184 ou (11) 2459-1813.

Pessoas interessadas em contribuir com materiais para a reconstrução das ocas, como madeiras e telhas, ou doações em dinheiro, podem fazer contato diretamente com a aldeia pelo telefone (11) 98989-8393, com Awa Kuaray Wera.

Durante encontro realizado na última quarta-feira (14) na sede da Pasta de Cultura, os indígenas Gilberto Silva dos Santos, conhecido como Awa Kuaray Wera, da etnia Tupi, um dos líderes da aldeia, Sidney Máximo da Silva e Edenizete Ribeiro Alves, da etnia Wassu Cocal, conversaram com o secretário de Cultura, professor Jesus.

“É nosso compromisso colaborar com a aldeia Filhos dessa Terra neste momento de grande dificuldade, pois se trata da preservação da nossa história, do nosso passado e futuro, nossa cultura e raízes ancestrais”, observou o secretário, enfatizando a importância da realização de movimentos solidários e da participação dos munícipes na campanha.

Jesus lembrou ainda da valiosa contribuição dos indígenas da aldeia Filhos dessa Terra para a cultura popular na cidade de Guarulhos, sobretudo para o artesanato, uma trajetória de inúmeras participações em exposições, feiras, debates sobre representatividade indígena, entre outros.

- PUBLICIDADE -