São Bento do Sapucaí: um paraíso na Mantiqueira

- PUBLICIDADE -

Na divisa de São Paulo com Minas Gerais está a Estância Climática São Bento do Sapucaí. Um lugar presenteado pela natureza com belas paisagens e com aquela calmaria do interior.

Com pouco mais de 10 mil habitantes, o município foi erguido no tempo do bandeirantismo. Na época, os paulistas de Taubaté chegavam à Serra da Mantiqueira e se estabeleciam na região com suas grandiosas fazendas. Um deles foi José Pereira Alves, o fundador da cidade.

Popularmente chamado de Zé Pereira ele tem destaque certo em uma das principais festas da cidade: o carnaval. A festa é a maior manifestação cultural do município arrastando multidões pelas ruas da cidade nos 30 dias que antecedem o carnaval de fato.

Durante a festa o desfile dos bonecos gigantes em alusão a Zé Pereira e sua família é a grande atração encantando crianças e adultos por onde passam. Os bonecos chegam a medir quatro metros de altura e são conhecidos como Zé Pereira, Maria Pereira, Mariinha, Kiko, Tomé, Amélia, Zé Negrinho e Dieguito. Eles têm morada no Museu do Zé Pereira. No local, é possível conhecer também quem de fato da vida por trás dos bonecos.

A Secretaria de Turismo disponibiliza um roteiro em áudio para quem quiser conhecer a cidade de uma forma diferenciada. O roteiro foi todo gravado por cidadãos que vão guiando o turista pelos principais pontos e contando a história de um jeito que somente os sambentistas o sabem fazer.

Não tem como falar sobre São Bento do Sapucaí sem citar o seu cartão-postal natural mais famoso e visitado: a Pedra do Baú. O complexo rochoso é formado pelas padras do Baú, Bauzinho e Ana Chata. A vista é deslumbrante de qualquer ângulo observado. O conjunto de rochas possui ao menos 30 vias de escalada, com diversos graus de complexidade técnica. Do alto da pedra do Bauzinho é possível ter uma bela vista de São Bento do Sapucaí e da Pedra do Baú. Além da escalada é possível realizar outros esportes de aventura como o voo livre e rapel.

Outra opção são as belezas naturais das cachoeiras distribuídas em diversos pontos da cidade. A mais famosa é a Cachoeira dos Amores, que oferece várias quedas e piscinas naturais. Boa para banho, é a Cachoeira do Encontro que é cercada por uma mata densa e marca o encontro de duas cachoeiras. A do Poção está localizada no bairro dos Serranos e possui ótimas piscinas naturais. Também no bairro dos Serranos está a Cachoeira do Tobogã que tem uma queda e uma piscina natural bem rasa onde as crianças podem se refrescar à vontade.

Arte e cultura

O artesanato é bastante presente em São Bento do Sapucaí em suas mais variadas formas.

Um local que o turista não pode deixar de ir é o Arte no Quilombo. O espaço artesanal possui uma série de trabalhos feitos com palha de bananeira e milho, além de bambu, madeira, barro, tecido, entre outros. Há objetos de decoração e utensílios para todos os ambientes – e presentes. Tudo é feito manualmente num trabalho com habilidade e muito talento realizado por diversas famílias.

Aliás, esse é um dos diferenciais da cidade. Todo o conhecimento é compartilhado de pai para filho, fazendo com que a história se propague ao longo dos anos e se mantenha viva.

É o caso do Ateliê Ditinho Joana. Ele é especializado em fazer esculturas de madeira contando causos e histórias da região. O trabalho é feito por toda a família com traços singulares desenvolvidos por cada um deles.

Ditinho iniciou as esculturas em 1974 quando, lavrador, encontrou uma raiz com várias formas de bichos. Ela foi a inspiração para o começo das esculturas em madeira, com uma riqueza de detalhes que impressiona.

Seu primeiro trabalho foi um padre e um índio esculpidos, como ele mesmo conta, sob a luz de uma lamparina clareada por sua mãe, Maria Joana. É possível ver essa escultura até hoje em seu ateliê.

- PUBLICIDADE -