Guarulhos sedia seminário anual de busca por pessoas desaparecidas


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos sediou neste fim de semana o 3° Módulo do Seminário Anual de Mantrailing, que é uma atividade para a busca de pessoas desaparecidas que parte do instinto de caça dos cães e de sua habilidade natural de trilhar utilizando o odor específico de cada individuo a ser localizado.

A apresentação foi mais uma oportunidade para as pessoas conhecerem de perto o Canil da GCM, alguns dos cães treinados pela corporação e o seu trabalho do dia a dia. Os adestradores mostraram como os animais respondem aos comandos com e sem guia, além dos mais diferentes tipos de abordagem, e fizeram simulações de como os animais reagem em diversas situações.

O evento aconteceu no sábado (1º) e domingo (2) e contou com a participação de forças de segurança e da sociedade civil de 23 municípios brasileiros. Os convidados ficaram alojados no Complexo Vila Tijuco da GCM.

As simulações foram feitas no Aeroporto Internacional, no Canil da GCM e no Bosque Maia. Participaram do evento as GCMs de Guarulhos, Itu, Jundiaí, São Roque, Santana do Parnaíba, Campinas, Mogi Mirim, Sorocaba, Teresópolis (RJ), 3° BAEP (Batalhão de Ações Especiais) da Polícia Militar de Taubaté, além de bombeiros de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Também estiveram presentes representantes da sociedade civil de Araçoiaba da Serra, Embu das Artes, Sorocaba e a Defesa Civil de Itapira, entre outras cidades.

A solenidade de abertura contou com a participação do secretário para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, Márcio Pontes, do comandante da GCM, Francisco Borotta, e do chefe de gabinete do comandado, Marcelo Guedes.

Segundo o inspetor-geral José Aparecido Vitor, comandante do Canil da GCM, “a realização do seminário em Guarulhos demonstra a importância da cidade nessa modalidade e o profissionalismo da Equipe de Busca e Resgate do Canil da GCM. Mostra ainda o compromisso do secretário Márcio Pontes e do Comando-Geral da GCM com o constante aperfeiçoamento dos Guardas Municipais, fornecendo amplo apoio para realizar esse seminário em nossa cidade”.

- PUBLICIDADE -