Mostra Teatro Social encerra temporada da Companhia PimentArdida com 4 espetáculos


Entre os dias 20 e 23 de maio, às 20h30, a Cia. De Teatro PimentArdida apresenta a Mostra Teatro Social, festival de encerramento do projeto com a exibição dos espetáculos Ubu ReiInferno NacionalO Capital – Arlequins Apresenta Marx e O Assassinato de Manoel Soares. Os espetáculos em formato digital serão exibidos pelo canal do YouTube da companhia, no endereço https://www.youtube.com/channel/UCtul5CpldJ8ib4hcv2RTV-g.

Todas as peças trazem uma reflexão política que se faz muito presente ainda nos dias de hoje, além de colocar em pauta doenças do terceiro milênio, como depressão e ansiedade. A mostra também marca as comemorações de aniversário de cinco anos da Cia. De Teatro PimentArdida, celebrado em 2020 e que foram adiadas devido ao fechamento de teatros e escolas durante a pandemia.

A atual temporada do projeto Teatro Social foi contemplada pelo edital do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, o FunCultura, e será realizada com recursos federais da Lei Aldir Blanc.

Programação

Nesta quinta-feira, dia 20, a Mostra Teatro Social apresenta Ubu Rei, peça que fala como pai Ubu se tornou rei da Polônia e sua forma de governo. Nessa história, a mãe Ubu convence o pai Ubu a usurpar o trono do rei Venceslau da Polônia. Logo que assume o poder, o pai Ubu é simpático ao povo, mas em breve se torna um tirano. Manipulação, traição e ambição são os pontos abordados nesse clássico do teatro (classificação: 12 anos).

Na sexta-feira, 21, acontece a exibição de Inferno Nacional, espetáculo que conta a história de uma adolescente que está em um ambiente desconhecido e hostil, o inferno. Por não concordar com sua permanência nesse local, ela começa a causar conflitos e questionar as regras. Para sair ela precisa vencer o diabo em um programa de televisão no estilo talk show. A alienação é o tema de reflexão da peça (classificação: 11 anos).

No sábado, dia 22, acontece a transmissão do espetáculo do Grupo Arlequins: O Capital – Arlequins Apresenta Marx, história de uma narradora impostora que lê trechos de livros, como Robinson Crusoé, distorcendo a obra ao enfatizar a visão capitalista da troca de trabalho por mercadoria. Trechos de livros de Karl Marx são lidos e o conflito capital versus mão de obra é escancarado em cada cena. A exploração de pessoas por seus semelhantes é o debate proposto pela montagem épica (classificação: 11 anos).

No encerramento do projeto, domingo, dia 23, a mostra apresenta O Assassinato de Manoel Soares, que conta a história de um homem com o coração carregado de ódio que decide contratar um pistoleiro para matar seu desafeto Manoel Soares. Preço acertado e pago, o homem sai à caça de sua vítima, mas ao encontrá-la tem uma surpresa antes de cometer o crime. Ansiedade, depressão e baixa autoestima são retratadas nessa apresentação ambientada na década de 1920 em São Paulo (classificação: 14 anos).

Com os espetáculos da Mostra Teatro Social, a Cia. de Teatro PimentArdida busca aguçar o interesse de populações vulneráveis por esse tipo de evento teatral. De acordo com os idealizadores do projeto, as pessoas não fazem parte do circuito cultural e o grupo teatral quer suprir essa demanda por conhecimento. Reflexão sobre sociedade e cidadania são temas que entram na pauta da trupe ao final de cada apresentação em debates com o público.

Para saber mais sobre a Cia. De Teatro PimentArdida acesse as fanpages da trupe no Facebook (https://www.facebook.com/CiaPimentardida) e no Instagram (https://www.instagram.com/ciapimentardida/).

Você também pode encontrar mais eventos culturais que acontecem na cidade no endereço https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

Cia. De Teatro PimentArdida apresenta a Mostra Teatro Social

Data: de 20 a 23 de maio

Horário: 20h30

Transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtul5CpldJ8ib4hcv2RTV-g

- PUBLICIDADE -