Eniac e a startup Overstack promovem 1ª graduação em programação do Brasil com duração de um ano

O ENIAC – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior –, firmou uma parceria com a startup de tecnologia Overstack para promover o primeiro curso de Graduação do país em programação com a duração de um ano.

Além de utilizar técnicas observadas no Vale do Silício – região dos Estados Unidos famosa por abrigar empresas tecnológicas –, o curso terá base em três pilares primordiais, como explicou o mantenedor do Grupo ENIAC, professor Ruy Guérios.

“É uma graduação baseada em empregabilidade, imersão e prática. Os alunos que conseguirem cumprir todas as etapas, sairão do curso contratados pela rede de empresas parceiras do programa que construíram as competências e habilidades dos profissionais. Eles irão estudar de maneira intensiva para se tornarem especialistas e realizarão projetos práticos durante todo o curso”, explicou o professor, que colaborou com a idealização do curso a partir de experiências próprias trazidas de sua viagem aos EUA, em 2019.

A inscrição deve ser realizada por meio DESTE SITE, sendo que o processo seletivo já será feito por meio de atividades práticas em um evento online e gratuito, previsto para ocorrer entre os dias 12 e 16 de julho.

Após participarem deste processo de seleção, os responsáveis pelos melhores projetos serão considerados aptos a ingressarem na graduação. O “Digital Maker Week” terá cinco trilhas, assim como o próprio curso de programação do ENIAC, que atenderão os diferentes níveis de capacitação dos participantes (Iniciante, Front-end, Mobile, Inglês DEV’s e Back-end). 

Quem pode fazer?

A graduação em programação é para quem quer construir um perfil de destaque, trabalhando com sites, plataformas, aplicativos api’s, lógicas de negócio e banco de dados. De acordo com o CEO do Overstack, Kaio Geglio, o curso foi projetado para quem não sabe nada de programação ou está mudando de área. “As aulas serão totalmente online, ou seja, poderão ser feitas por estudantes de todo o território nacional”, explicou.

Ainda segundo Kaio, em linhas gerais, o ENIAC e a Overstack estão promovendo uma maneira totalmente inovadora de ensino, oferecendo aos alunos uma experiência melhor de aprendizado. “Assim garantimos que, de fato, os estudantes formados estejam preparados para o mercado de trabalho”, definiu. 

Conceito ESG

Dando continuidade às iniciativas baseadas no conceito ESG, que mede práticas relacionadas às áreas Ambiental, Social e de Governança (Environment, Social and Governance, em inglês), o ENIAC oferece uma oportunidade econômica incrível aos interessados no novo curso de graduação da entidade.

Aqueles alunos que comprovadamente não tiverem recursos para pagar o curso neste momento poderão quitar os valores futuramente, após a admissão em uma empresa – desde que o salário seja superior a R$ 2 mil.

“É uma forma de democratizar a educação de qualidade em uma área, que, muitas vezes, as pessoas acreditam ser inacessível por causa do valor. No ENIAC, todos têm condições de aprender aquilo que desejam”, completou o professor Ruy Guérios.