Escolas de Guarulhos oferecem alimentação nutritiva e balanceada

- PUBLICIDADE -

As escolas de rede municipal de Guarulhos são reconhecidas pela qualidade da alimentação servida aos alunos. Com a pandemia e o fechamento das unidades durante o ano passado, os nutricionistas do Departamento de Alimentação e Suprimentos da Educação (Dase) aproveitaram o período para requalificar a equipe de cozinheiros da rede e planejar cardápios ainda mais naturais e nutritivos.

Os alunos que frequentam as aulas presenciais podem sentir a diferença na produção da alimentação escolar, composta sempre por arroz, leguminosas, proteína animal, legumes, verduras e frutas. Um cardápio saudável e balanceado, sem temperos industrializados ou excesso de sal, além de níveis reduzidos de açúcar.

Um diferencial importante da alimentação escolar de Guarulhos é o atendimento personalizado aos alunos com necessidades alimentares especiais, possibilitando adequações nas dietas desses estudantes.

Nas escolas de meio período, seguindo a legislação atual, as crianças recebem 30% do valor energético total necessário para o dia, de acordo com a modalidade de ensino. As que estudam em período integral têm garantidas 70% das calorias que devem ingerir diariamente, o que faz toda a diferença na segurança alimentar e no processo de aprendizagem.

A implantação desses cardápios conta com a participação especial da equipe de cozinheiros, que passa por formação desde maio de 2020. Segundo as nutricionistas do Dase, após fazer os cursos os cozinheiros estão capacitados para atuar como educadores nutricionais, o que reforça o compromisso das escolas com a qualidade da alimentação.

A cozinheira Elce Durães Souza, da equipe da EPG Anselmo Duarte, conta que o período de formação contribuiu para o seu crescimento profissional e para aprimorar pontos como o atendimento a crianças com restrições alimentares. “Hoje estou mais preparada para exercer a função de educadora alimentar”, garante.

Também integrante da equipe de cozinheiros da EPG Anselmo Duarte, Rodrigo Amaral Kawaguti ressalta as palestras com especialistas da área, a utilização de recursos audiovisuais para apresentações técnicas e a ênfase na educação alimentar. “Tudo isso ajudou a validar e reforçar o que a gente já fazia, como o combate ao desperdício, cuidados com a higiene pessoal e com a manipulação dos alimentos”.

Para a nutricionista Cristiane Tavares, essa nova postura tem reflexo na utilização de protocolos de higiene cada vez mais rígidos, resultado da maior preocupação com as questões sanitárias, e na montagem de pratos mais atraentes, o que desperta o interesse das crianças em experimentar novos alimentos.

As escolas da Prefeitura de Guarulhos cumprem a resolução 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que, entre outras exigências, proíbe o uso de açúcar, biscoitos, bebidas em pó e alimentos ultraprocessados servidos nas creches e limita a três vezes na semana bolos e biscoitos na dieta dos estudantes do ensino fundamental.

- PUBLICIDADE -