Guarulhos emite 1.489 Carteiras do Idoso neste primeiro semestre


A cidade de Guarulhos registrou a emissão de 1.489 Carteiras do Idoso no primeiro semestre deste ano, sendo que 28 foram requeridas pela internet. Desde fevereiro, a solicitação pode ser feita online, o que representa mais comodidade e facilidade à pessoa idosa. O pedido pode ser feito diretamente no site https://carteiraidoso.cidadania.gov.br, disponibilizado pelo Ministério da Cidadania.

A Carteira do Idoso é um benefício destinado às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos para a obtenção da gratuidade na passagem interestadual (ônibus, trem ou barco) ou de desconto de, no mínimo, 50% no valor da passagem. Ela é assegurada pelo Estatuto do Idoso (lei 10.741/2003) e para requerê-la é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e possuir o Número de Identificação Social (NIS).

As solicitações também podem ser feitas presencialmente, tanto para inscrição no CadÚnico como para solicitação do documento, nos seguintes locais: Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo da residência; Central do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), localizado na avenida Bom Clima, 425,  Jardim Bom Clima; Tenda do Busca Ativa (rua Adolfo Noronha, 49, Taboão); e ainda nas unidades itinerantes do CadMóvel no CEU Bonsucesso (avenida Paschoal Thomeu, s/nº, Bonsucesso), Balneário Água Azul (avenida Guanabara, s/nº, Água Azul) e na EPG Chico Mendes (rua Iati, 55, Jardim Oliveira).

Para o atendimento presencial há necessidade de agendamento por meio do WhatsApp (94144-8095), telefone (2087-4270 e 2408-7020) ou email ([email protected]).

- PUBLICIDADE -