Prefeitura retoma atividades presenciais do programa Música nas Escolas


Gestores e coordenadores das escolas da Prefeitura de Guarulhos e dos CEUs participaram na manhã desta terça-feira (20) do lançamento do programa Música nas Escolas 2021 e da retomada das atividades presenciais, uma iniciativa das secretarias de Educação e Cultura para a oferta de aulas coletivas de música para alunos da rede municipal.

O evento, transmitido ao vivo do Teatro Adamastor pelo canal do YouTube da Prefeitura (https://youtu.be/gbJBZXHk0D8), contou ainda com as presenças da subsecretária de Educação, Fabia Costa, e da diretora de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep), Solange Turgante.

Ao longo do lançamento do programa os participantes prestigiaram concerto da Orquestra GRU Sinfônica, sob regência do maestro Emiliano Patarra, enquanto recebiam orientações de funcionamento do programa nesse momento de retomada pós-pandemia.

“É fundamental que as escolas incentivem as matrículas e a participação nesse programa e entendam o impacto que o aprendizado de música tem na vida dos nossos alunos. Partilhamos do objetivo de incentivá-los a se inscrever e participar das aulas de música, uma oportunidade de formação musical que pode abrir possibilidades para que os alunos sigam a carreira artística no futuro”, explicou a subsecretária Fábia.

Ela explicou ainda que, nesse momento de retomada, serão disponibilizadas 1.200 vagas, distribuídas pelos 12 CEUs de Guarulhos, para estudantes do 4º e do 5º ano das escolas da rede municipal. O programa conta com a atuação de 50 profissionais, jovens instrumentistas que compõem a Orquestra GRU Sinfônica. As aulas acontecem aos sábados, a partir das 9h. Para participar, os responsáveis pelas crianças têm até o dia 10 de agosto para efetuar a inscrição na unidade do CEU mais próxima de sua residência. As aulas terão início no mês de agosto e seguem até dezembro.

“O programa Música nas Escolas estava previsto para ter início no começo do ano letivo de 2020, mas teve que ser suspenso devido à pandemia. Ainda assim, a atuação dos instrumentistas da GRU Sinfônica junto aos alunos da rede municipal se materializou nas aulas de iniciação musical de forma digital, por meio do programa Saberes em Casa, com o quadro Falando de Música”, complementou Solange Turgante.

Além dos ensaios e concertos mensais, os instrumentistas da orquestra atuam na elaboração de atividades pedagógicas que serão realizadas nos CEUs, com uma frequência de seis horas semanais.

Para demonstrar a combinação de aspectos práticos de interpretação com momentos de formação do programa Música nas Escolas, o lançamento ofereceu aos espectadores oportunidade de escuta de algumas obras que compõem a atividade pedagógica dos instrumentistas.

Na demonstração, a GRU Sinfônica apresentou peças com arranjos de Adriano Carrijo para os temas do filme Frozen, Do You Want to Build a Snowman? (Você Quer Brincar na Neve?), de Christophe Beck, e For the First Time in Forever (Por Uma Vez na Eternidade), de Kristen Anderson-Lopez and Robert Lopez, O Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos, Carinhoso, de João de Barro e Pixinguinha, e The Avengers (Os Vingadores), de Alan Silvestri.

“O programa Música nas Escolas tem como objetivo o ensino de música por meio de aulas coletivas. Com isso, as canções passam a fazer parte do cotidiano das crianças, de sua formação enquanto indivíduos, para que elas possam desenvolver aspectos cognitivos e habilidades, seu relacionamento interpessoal e humano”, explicou o maestro Emiliano Patarra durante a apresentação.

A GRU Sinfônica é uma iniciativa das secretarias de Educação e Cultura que, aliada à atividade da Orquestra Jovem, faz de Guarulhos referência para a música de concerto no Brasil. Ambas integram o programa Orquestra no Bairro, iniciativa que oferece espetáculos quinzenais nas escolas municipais e CEUs da cidade.

- PUBLICIDADE -