Encontro formativo promove bate-papo e oficina para profissionais dos espaços de leitura

- PUBLICIDADE -

O programa Escola 360 da Prefeitura de Guarulhos realizou encontro formativo com os profissionais que atuam nos espaços de leitura da Secretaria de Educação na última segunda-feira (2), no CEU Rosa de França, com o objetivo de discutir a proposta pedagógica e o funcionamento para o segundo semestre de 2021 no contexto da pandemia, além de promover uma oficina criativa sobre livros.

A ação envolve os Centros de Incentivo à Leitura (CILs), os Centros Municipais de Incentivo à Leitura (CMILs) e as bibliotecas. O bate-papo reuniu as coordenadoras de Programas Educacionais, que fazem parte do projeto de valorização dos professores readaptados pela Prefeitura. 

O projeto iniciado em 2019 proporcionou aos professores a oportunidade de retomar suas carreiras, sendo responsáveis por aproximar a literatura dos alunos e da comunidade com a reabertura dos CILs. O programa oferece diversas ações de leitura pela cidade, como a promoção de saraus, contação de histórias, recitais de poesia e encontros com autores e ilustradores.

O encontro contou ainda com a participação especial da escritora Luciene Vignoli Müller. A palestrante e editora contou a sua história de superação e transformação pela leitura. “Precisamos refletir sobre a importância de uma biblioteca pública para a vida de muitas crianças em situação de vulnerabilidade social, que por muitas vezes só encontram o acolhimento necessário nesses espaços de leitura, longe das ruas”, destacou Müller sobre a importância do debate em relação aos desafios enfrentados por muitas pessoas que necessitam de proteção.

A escritora enfatizou o valor do trabalho desempenhado pelos profissionais que atuam nos espaços distribuídos pela cidade ao promover cultura, atividades de fomento e disseminação do gosto pela leitura, além de transformar a realidade de diversos cidadãos. A trajetória de autoconhecimento por meio do contato com os livros desde a infância deu frutos e, recentemente, foi lançado o seu primeiro livro, Colo Invisível

No segundo momento da formação, a coordenadora de programas Mércia Luiz de Lima mediou a oficina em EVA (placa emborrachada normalmente utilizada por artesão em trabalhos manuais) para suporte de livros com os demais participantes. O suporte colorido faz parte da decoração do CIL do CEU Rosa de França. “Desde o início realizamos muitas transformações positivas no espaço para receber e atender cada vez melhor a comunidade. O suporte para livros construídos manualmente é mais uma forma atrativa para expor os livros nas estantes dos ambientes a fim de chamar a atenção das crianças e despertar o prazer pela leitura”, ressaltou Mércia.

- PUBLICIDADE -