Hospital da Criança realiza atividades para incentivar a amamentação

- PUBLICIDADE -

Agosto é o mês escolhido para incentivar e promover a amamentação. Para apoiar esta importante causa, o Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), em Guarulhos, administrado pelo IDGT, realizou uma palestra e criou o “Cantinho do AME” (Aleitamento Materno Exclusivo). Tudo foi organizado pelas equipes de Humanização e Multidisciplinar, dentro do Programa Afeto, do IDGT.

“O novo espaço e a palestra têm como intenção incentivar o aleitamento materno e mostrar para todos a importância da amamentação para o bebê. O leite materno é uma gota de ouro e por isso a campanha leva o nome de Agosto Dourado: juntos pela amamentação”, disse a nutricionista Jaqueline Rabello, que ministrou a palestra no dia 19 de agosto.

O leite materno, conforme Jaqueline, é o alimento mais completo para um bebê, contendo todos os nutrientes para o desenvolvimento da criança. “Ele ainda reforça o sistema imunológico do bebê, além de reduzir o risco de doenças como infecções respiratórias, leucemia na infância e obesidade, entre outras. Também não podemos esquecer que a amamentação fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê.”

A naturopata e psicanalista Dulcinda Alves falou sobre a importância deste vínculo criado entre a mãe e o bebê na primeira mamada. “O primeiro contato promove a aproximação da criança com a mãe e da mãe com seu filho, fazendo com que a criança sinta segurança e conforto. Mas a amamentação não é benéfica apenas para a criança. A renda mensal da família, por exemplo, é beneficiada, pois não há gasto com fórmulas para o bebê.”

Assistência
A assistência humanizada na amamentação busca auxiliar e traçar novas maneiras de estimular e orientar a mãe com a primeira mamada. “O nascimento de um bebê é um momento muito feliz, mas também de muita novidade para as mamães de primeira viagem. Estar ao lado, dando suporte a quem precisa, faz esse momento ser mais tranquilo”, afirmou Elisabete Dantas, supervisora da Humanização na unidade.

Internada no hospital com seu filho de dois meses, Diana Pereira Barbosa disse apoia a amamentação e reconhece seus benefícios. “A amamentação nos conecta com o filho, além de ser importante para a saúde dele. Eu gosto de amamentar e sinto mais o amor dos meus filhos quando faço isso. Amamentei meu primeiro filho até os 2 anos. Agora, como vou trabalhar, tenho que tirar meu segundo filho um pouco mais cedo. Eu sou super a favor da amamentação. É um ato muito bonito entre mãe e filho, é muito gostoso e as pessoas precisam entender a importância disso.”

- PUBLICIDADE -