Hospital da Criança lança campanha de prevenção ao suicídio

O Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), em Guarulhos, administrado pelo IDGT, iniciou na última segunda-feira (13), a campanha “Setembro Amarelo”, voltada à prevenção do suicídio. Na abertura, o diretor-geral da unidade, Leandro Bomfim; a diretora técnica Anna Karina; o gerente de Humanização, Fabiano Viana; e o integrante da educação continuada, Luiz Fernando Borges, falaram sobre a importância e a necessidade da campanha.

Entre as atividades previstas, o Setembro Amarelo contará com palestras sobre prevenção ao suicídio, consultas com psicólogos e psiquiatras (in loco), teatro e ações para a conscientização sobre a obesidade infantil. “Com esse cenário difícil que estamos enfrentando desde o ano passado, as doenças relacionadas à saúde mental só pioraram. Fiquem atentos aos pequenos sinais, tudo é importante. Vamos escutar, dar um abraço, conversar, vamos acompanhar. O melhor afeto é o da família. A depressão é uma doença que tem tratamento se for diagnosticada precisamente. Obrigada a todos os profissionais, por todos os dias identificarem isso com a gente. A Humanização que faz um trabalho sensacional, a Educação Continuada, enfermeiros, técnicos e auxiliares. Juntos, conseguimos identificar e ajudar”, disse a doutora Anna Karina.

A importância dos cuidados e a atenção que devemos ter com as crianças e adolescente foram ressaltadas por Leandro Bomfim. “Sei que temos passado por momentos difíceis. Na pandemia a taxa de suicídio cresceu muito, até mesmo por causa do isolamento. Percebemos o aumento de casos entre adolescentes e crianças. É impressionante ver quantas crianças chegam aqui com surtos, em ataques ou tentativa de suicídio. Pais, observem seus filhos, identifiquem os sinais, busquem os tratamentos. A depressão não é algo espiritual. Depressão é doença e precisa ser tratada. Aqui no HMCA temos ótimos profissionais, somos referência não só em Guarulhos, mas no Alto Tietê também.”

Para Fabiano Vieira, gerente de Humanização, é fundamental deixar claro que o HMCA está pronto para ajudar. “A depressão mata e precisamos falar sobre isso. Iniciamos a campanha esse mês para que não só os pacientes se sintam seguros em falar conosco sobre pensamentos suicidas, mas também nossos colaboradores. Estamos aqui prontos ajudar e escutar quem precisa. Vocês não estão sozinhos, juntos podemos ganhar a batalha contra a depressão e as tentativas de suicídio.”