Prefeitura capacita mais condutores do transporte escolar para atender pessoas com deficiência

Na manhã desta quarta-feira (15) a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) de Guarulhos recebeu mais uma turma de condutores do transporte escolar para a capacitação sobre o atendimento de pessoas com deficiência. A formação, que desta vez recebeu 13 alunos, é obrigatória para aqueles que desejam trabalhar na área.

O conteúdo aborda os conceitos técnicos referentes a deficiências, histórico da pessoa com deficiência no mundo, formas de abordagem, termos corretos, tipos de deficiência e, principalmente, o atendimento desse público no transporte escolar. As aulas do curso são ministradas pela professora Fernanda Oliveira, educadora de trânsito.

Os alunos passam por uma vivência na qual são vendados para simular o dia a dia de uma pessoa com deficiência visual. Em duplas, eles percorrem um quarteirão inteiro sendo guiados e orientados por outra pessoa. A experiência visa a fazer com que o aluno sinta na pele as dificuldades encontradas no cotidiano dessas pessoas, como árvores, pontos de ônibus, escadas e guias.

De acordo com o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Gilberto Penido, a municipalidade está empenhada em realizar atividades para a melhoria do atendimento à pessoa com deficiência. “Estar preparado para receber essas crianças da melhor forma possível é extremamente importante no dia a dia de vocês (condutores) e também no delas. Um tratamento diferente, sem preconceitos e com os termos corretos muda a forma como as pessoas com deficiência percebem o mundo”, afirmou.

Já o secretário de Direitos Humanos, Abdo Mazloum, ressaltou a importância do papel do condutor e do monitor nos minutos do trajeto que fazem com os alunos e agradeceu a participação de todos.