EPG Dorival Caymmi promove projeto de grafite e cidadania

Fotos: Divulgação/PMG

Propiciar aos alunos momentos de expressão dos sentimentos por meio da arte do grafite, tornando-os protagonistas da própria história. Este é o foco do projeto Grafitti é Cidadania, elaborado pela Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Dorival Caymmi, em parceria com a Subsecretaria da Juventude – Casa do Jovem. A ação teve início no mês de setembro.

A equipe escolar realizou uma oficina com os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para abordar a história da arte e do grafite, a diferença entre grafite e pichação, desenhos, traços e cidadania. 

Na sequência, as crianças e seus professores fizeram um passeio pelo entorno da escola para visualizar as condições dos muros e as pichações feitas pela comunidade. Anteriormente, foram realizadas reuniões para a definição do local estratégico da ação com os grafiteiros.

Para a vice-diretora Andrea Oliva Freire Pereira, foi muito importante essa fase do projeto, na qual os alunos aproveitaram cada momento da atividade. O projeto visa a dialogar com a comunidade, democratizar os espaços públicos, expressar ideais, sentimentos e pensamentos através do desenho, além de estimular o conhecimento de vários segmentos artísticos e educacionais.

“Esse projeto possibilitará um novo olhar aos educandos, proporcionando um espaço para se expressarem por meio da arte, considerado o momento pandêmico”, explicou a diretora Patricia Turgante sobre a importância desse movimento artístico. A ação conta ainda com a participação das coordenadoras pedagógicas Vanessa Cristine Badu e Gislaine Ilibio.

Nos próximos meses será formada uma comissão com representantes da gestão da escola, professores, membros da comunidade escolar, representantes de educandos e assessoria da Subsecretaria da Juventude para analisar os desenhos e escolher os que serão grafitados.

Em dezembro o projeto será concluído com a realização dos grafites no local revitalizado pelos artistas/grafiteiros da cidade, além de apresentações culturais e ações de cidadania.