Inscrições para a 5ª Semana Lixo Zero Guarulhos vão até quarta-feira


A Secretaria de Serviços Públicos de Guarulhos encerrará as inscrições para a quinta edição da Semana Lixo Zero Guarulhos, que acontecerá de 22 a 30 de outubro, na próxima quarta-feira (13). Poderão participar escolas, universidades, igrejas, condomínios, empresas, clubes de serviços, órgãos ligados direta ou indiretamente à Prefeitura e quaisquer pessoas físicas ou jurídicas. Os interessados poderão se inscrever por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflpFQvxkm8sS3_sd2Mvibq8tnPgCJiBWP3f0vY3N8zJdda8g/viewform.

O tema geral deste ano, instituído pelo Instituto Lixo Zero Brasil, é “dignidade”, e no município ele será “Guarulhos tem coleta seletiva”. Serão discutidas as ações e atividades desenvolvidas que possam potencializar a ampliação deste serviço, incentivando os munícipes a entregar os recicláveis ao caminhão da coleta seletiva, que passa uma vez na semana em diversos pontos da cidade, e desta forma melhorar a renda dos catadores que trabalham em cooperativas do município.

O que significa ser lixo zero?

Significa reduzir ao máximo a geração de resíduos. Em caso inevitável de geração, deve-se promover o encaminhamento correto para reciclagem ou compostagem (resíduos orgânicos). Apenas o que não for reciclável ou compostável (como o lixo do banheiro) deve ser encaminhado para a coleta do lixo comum, ou seja, enviado para o aterro sanitário. O espaço para a construção de aterros não é infinito, por isso, é preciso pensar em alternativas que contemplem as próximas gerações.

Por meio do link https://docs.google.com/document/d/1OohUlJwzIvTmVgMVwPrdwP7C_qvSHTC-3-9xU1V8kIU/edit é possível acessar o banco de ideias da Pasta de Serviços Públicos, com mais de 90 sugestões de atividades que podem ser realizadas na 5ª Semana Lixo Zero Guarulhos. Neste ano, as atividades presenciais obedecerão aos protocolos sanitários de prevenção à covid-19, tais como o uso de máscara e álcool em gel, além do distanciamento social.

- PUBLICIDADE -