Governo de SP lança projeto ‘Breaking no Capão’ de olho nos Jogos Olímpicos de Paris

Foto: Governo do Estado de São Paulo

O vice-governador Rodrigo Garcia assinou, nesta quinta-feira (14), o contrato de cessão de espaço para criação de um Centro de Treinamento e Convivência que vai formar a primeira equipe olímpica de breaking do Brasil. A modalidade fará a estreia olímpica nos jogos de Paris em 2024.

O equipamento será instalado no entorno da estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás, em uma área com cerca de 3,1 mil m², de responsabilidade da ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás.

“Vamos transformar essa área em um local de treinamento, em um espaço de esporte, cultura, e lazer para a comunidade aqui da Zona Sul da capital”, destacou Rodrigo Garcia. “Esse espaço vai ser fundamental para estimular o esporte, para que a gente possa ter mais adeptos do breaking aqui no Brasil”, complementou.

O Centro de Treinamento e Convivência, do Projeto Breaking no Capão, deve iniciar as atividades em seis meses e vai seguir um conceito sustentável, com estrutura composta por contêineres. O projeto prevê a instalação de academia esportiva, espaço multiuso para o treinamento e apresentações, alojamento e banheiros.

Os b-boys e b-girls, como são chamados os praticantes do breaking, serão treinados visando a formação de uma equipe de alta performance. A Federação de Breaking do Estado de São Paulo (FBSP) fará o trabalho com os atletas, que vão competir no Campeonato Brasileiro, eliminatório para os Jogos Olímpicos.

“Ao trazer o breaking para os jogos olímpicos, o Comitê Olímpico Internacional mostrou sua disposição de manter atualizada sua comunicação com os jovens. Ao trazer esse projeto para a região do Capão Redondo, o Governo de São Paulo, juntamente com a ViaMobilidade, mostra usa disposição de criar condições para que nossos talentosos atletas sejam competitivos”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Ações complementares

O projeto Breaking no Capão contará também com parceria do Instituto Cultural Vitor Orsolon, empresa de gestão cultural e esportiva com experiência focada em hip-hop, um movimento amplo que inclui diversas manifestações artísticas, entre essas o break dance.

O centro de treinamento será aberto para a utilização da comunidade, com oferta de uma série de atividades culturais. Serão oferecidos no espaço cursos de grafitti, fotografia, edição de vídeos e história do hip hop, entre outros.

- PUBLICIDADE -