Solicitação de desbloqueio da senha da Nota Fiscal Paulista aumenta 200% em um ano no Procon

Foto: Reprodução
- PUBLICIDADE -

A procura pelo Procon Guarulhos para o desbloqueio da senha da Nota Fiscal Paulista cresceu 200% em um ano. De janeiro a outubro de 2020, foram realizados 211 desbloqueios pelo órgão de defesa do consumidor, enquanto que, no mesmo período deste ano, 633 senhas foram desbloqueadas.

Com a alteração das regras da Nota Fiscal Paulista instituída pela Lei nº 17.293/2020, o prazo de validade dos créditos passou a ser de 12 meses e não mais de 60 meses como anteriormente. Após este prazo o consumidor não consegue realizar o resgate e utilizar os créditos.

No último sábado, dia 16, foi a data final para o consumidor resgatar os créditos antigos liberados para depósito em conta, pagamento de IPVA ou doações. Embora os créditos com mais de um ano não possam mais ser regatados, o consumidor que necessitar de desbloqueio da senha deve comparecer a uma das unidades do Procon Guarulhos munido de original e cópia simples do RG e do CPF.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor destaca os principais motivos pelos quais a senha da Nota Fiscal Paulista é bloqueada. São eles: recadastramento a pedido do usuário, geralmente em razão do esquecimento da senha; quando o consumidor, ao se cadastrar, não atinge a pontuação mínima (termômetro de confiabilidade), e diversas tentativas de transferências de crédito sem sucesso.

Para ser atendido pelo Procon, acesse o site procon.guarulhos.sp.gov.br, ou então ligue para o Disque-Denúncia 151.

O Procon Guarulhos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos seguintes endereços:

  • Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro.
  • Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João. Telefone: 2408-4315.
  • Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC). Telefone: 2484-1070.
- PUBLICIDADE -