Espetáculo de teatro de bonecos encanta alunos de escola da Prefeitura

Fotos: Eduardo Calabria

Alunos da educação infantil e do ensino fundamental da EPG Alfredo Volpi, na Vila Rio de Janeiro, vivenciaram momentos de diversão, de alegria e de muito aprendizado nesta terça-feira (26), com a apresentação do espetáculo itinerante “Caipira”, tradicional teatro de bonecos da Cia. BuZum!

Com o palco montado ao ar livre e estrutura ampla, os alunos desfrutaram do espetáculo em espaço aberto. A encenação foi marcada por intensa interação entre os atores, o enredo e as crianças. “Caipira” conta a história de um casal e sua filha, que moram em um pequeno sítio onde criam alguns animais. O clima é de muita paz, até que alguns vizinhos maldosos começam a matar os animais selvagens e a derrubar árvores para construir uma fábrica no local. O casal tenta em vão conversar com eles para que escolham outro local, longe da mata, mas os homens não ouvem e continuam a construção.

Quase sem piscar os olhos, a aluna do 5º ano, Maria Luiza, demonstrou muito entusiasmo do início ao fim da apresentação. Ao final, ela já tinha na ponta da língua seu momento preferido. “Eu gostei muito da peça, principalmente porque teve um final feliz para os animais da floresta”, disse a aluna.

De acordo com a professora Adriana Scalici, a peça serviu não apenas como entretenimento e conhecimento do folclore nacional, mas foi o primeiro contato das crianças do Estágio I com o teatro. “A maioria delas nunca foi ao teatro. Foi uma oportunidade incrível de conhecer a cultura nacional através da encenação. Por ser a primeira vez, vamos fazer uma atividade em sala para virar conhecimento”, comentou. Além dos alunos, os professores também receberam da trupe material com atividades de apoio.

Na próxima quinta-feira (28), o BuZum! segue para a EPG Carolina Maria de Jesus, no Pimentas, com apresentações no período da manhã e da tarde.

Raízes brasileiras

A peça “Caipira” promove um resgate do povo e da cultura do interior do Brasil. Com nuances rústicas, o espetáculo mescla tradições típicas presentes em costumes e vivências de vários locais a uma rica homenagem a figuras folclóricas, como o Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem, seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.

A BuZum!

A Cia. BuZum! possui 11 anos de muitas experiências lúdicas e coloridas, girando o país para levar gratuitamente ao público a cultura do Teatro de Bonecos. O grupo já circulou mais de 380 mil quilômetros para realizar 12 mil apresentações para mais de meio milhão de espectadores em mais de 2 mil escolas públicas de 250 cidades em nove estados brasileiros.

Os espetáculos da Cia. BuZum apresentados em escolas públicas e praças são fomentados pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, por meio de recursos da Lei Rouanet e do Instituto CCR, no trecho da CCR NovaDutra. Em Guarulhos, a iniciativa conta com o apoio do Programa Escola 360.