Prefeitura reforça serviço de busca ativa com entrega da Van do CadÚnico

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

O prefeito de Guarulhos, Guti, entregou nesta segunda-feira (08) a Van do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) em solenidade realizada na comunidade Cidade dos Sonhos (estrada Acácio Antônio Batista, 3.183, Nova Bonsucesso). O veículo tem a finalidade de realizar o serviço de busca ativa, percorrendo os bairros do município para localizar as famílias socialmente invisíveis, ou seja, as que não acessam os serviços públicos e não estão inseridas em qualquer rede de proteção social. Desta forma, elas poderão ser incluídas no CadÚnico, bem como ter os dados atualizados e participar de programas sociais.

De acordo com o prefeito, o carro irá localizar e incluir a população necessitada em benefícios sociais, além de facilitar seu acesso ao serviço público. “A assistência social tem que estar onde as pessoas precisarem. Muitas vezes a pessoa tem que se deslocar a outro bairro ou ao Centro para fazer a atualização do Cadastro Único e ter os benefícios sociais que são de direito dos que necessitam. O veículo vai em busca das pessoas que muitas vezes acabam ficando invisíveis porque não procuram os serviços”, afirmou Guti.

“A Van do CadÚnico é uma grande conquista da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Ela faz parte da diretriz da administração municipal em ter equipamentos descentralizados para que a população não tenha que ir até eles para fazer o cadastro em programas sociais. O equipamento vem até o cidadão,” disse o secretário Fábio Cavalcante.

O cadastro é a porta de entrada para diversos programas e benefícios sociais, como Auxílio Brasil (substituto do Bolsa Família), Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Viva Leite, BPC/Loas, Aposentadoria de Baixa Renda, entre outros.

Van do CadÚnico

O veículo – modelo Fiat Ducato Minibus comfortlong D43C 2021/21 – possui internet móvel, cadeiras, mesas e equipe de quatro pessoas (três entrevistadores sociais e um motorista) que visitará os locais mais afastados realizando a busca ativa de famílias vulneráveis e a atualização de cadastros desatualizados há mais de dois anos. Além disso, os funcionários prestam informações e orientações sobre os diversos programas sociais e consulta sobre a situação dos benefícios.

A capacidade é de atender cem pessoas por dia. Se necessário, os entrevistadores encaminham a família aos demais serviços da pasta e da administração municipal, como educação e saúde.

A van atenderá a comunidade Cidade dos Sonhos, na Nova Bonsucesso, ao longo desta semana, tendo iniciado os trabalhos nesta segunda-feira (08) e permanecendo com atendimento no local até a sexta-feira (12), das 9h às 16h30.