A importância do elogio para o aprendizado infantil

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Elogiar é algo que deve ser feito de forma verdadeira. Quando não é ou só é feito para agradar não causa nenhum efeito. É preciso deixar muito claros os motivos pelos quais a criança está sendo elogiada, com base em ações e atitudes concretas. As palavras são da pedagoga Bruna Duarte Vitorino, com mais de 15 anos de experiência na área de educação e atualmente coordenadora pedagógica do Kumon.

Uma das formas para isso é incentivá-lo e mostrar que tem capacidade para conseguir sozinho. Uma técnica interessante não somente utilizado para o estudo, mas no dia a dia, pode ser atuar com metas e objetivos.

Por exemplo, depois de falar para uma criança guardar os brinquedos após o uso, elogie os esforços e por ter se dedicado para realizar a ação. “A criança fez as tarefas da escola no horário combinado? Diga que ficou orgulhosa por ter realizado dentro do prazo estipulado”, diz Bruna. Ainda segundo a pedagoga, este tipo de atitude ajuda a direcionar o que é esperado e ao mesmo tempo transmite segurança para a criança de que ela é capaz, ao mesmo tempo, faz com que ela vá entendendo os pontos que precisa melhorar, mas que com dedicação, ela consegue.

Confira cinco pontos para poder elogiar corretamente:

1.     Encontre pontos concretos. Elogie a ação da criança, e não somente traços da sua personalidade.

2.     Não deixe para depois. Faça o elogio quando a boa ação acontece.

3.     Evite palavras desnecessárias. Para ser bem compreendido não é preciso fazer grandes discursos.

4.     Sempre compare a criança com ela mesma, e não com outras crianças, para que ela perceba seus próprios avanços.

5.     Elogie com amor e cuidado. As crianças percebem quando são elogiadas verdadeiramente.

- PUBLICIDADE -