Mostra Guarulhense de Cinema promove exibições de forma presencial e online

- PUBLICIDADE -

Entre os dias 12 de novembro e 6 de dezembro, a Mostra Guarulhense de Cinema exibirá 36 filmes de curta e média-metragens inscritos em sua sétima edição. O evento, uma iniciativa do Cineclube Incinerante realizado pela primeira vez de forma híbrida, conta com sessões presenciais e filmes disponíveis na internet. Ao todo, são 33 produções guarulhense e três de cidades que compõe o Alto Tietê. As sessões presenciais acontecem na UnG, nos dias 12, 19 e 26 de novembro, sempre às 19h. Na internet, os filmes ficarão disponíveis no site www.mostraguarulhensedecinema.com.br.

Além dos filmes, o evento conta ainda com cinco lives, sempre às segundas-feiras, às 19h30, entre os dias 8 de novembro e 6 de dezembro, transmitidas pelas redes sociais da Mostra Guarulhense de Cinema no YouTube e no Facebook.

“Teremos debates com os diretores dos filmes após as sessões presenciais e lives às segundas-feiras sobre temas diversos que vão desde políticas públicas até questões que os filmes desta edição trazem. Os debates são uma marca do cineclubismo e o Cineclube Incinerante, na qualidade de organizador da Mostra, traz essa tradição para o evento”, explica Edson Murata, um dos organizadores da Mostra.

Uma playlist com diversos filmes

Ainda segundo os organizadores, o formato híbrido vai levar ao público nova experiência em comparação com os anos anteriores. “Exibiremos 36 filmes de forma online. Eles estarão separados por trilhas temáticas, uma espécie de playlist com diversos filmes. Esses ‘temas’ são uma forma de leitura e interpretação que os organizadores traçaram para expor ao público os filmes, mas sem o objetivo de limitar as interpretações que cada espectador terá. É um convite para que as pessoas que irão assistir aos filmes também reflitam sobre esse conjunto de obras, uma vez que a Mostra sempre reúne quase a totalidade do que é produzido na cidade em termos de cinema durante o ano”, disse Alexandre Leão, membro da organização do evento.       

As três sessões presenciais juntas exibirão 25 dos 36 filmes disponíveis online. Tradicionalmente, todos os filmes selecionados são exibidos nas sessões presenciais da Mostra, no entanto, as dificuldades causadas pela pandemia impediram que isso se repetisse. Segundo Edson Murata, essa foi a maneira encontrada para dar continuidade ao caráter inclusivo da Mostra:

“Limitamos a um filme por diretor nas sessões presenciais, mas nosso critério é sempre inclusivo. Todas as obras selecionadas estarão no nosso site e não há hierarquia entre as duas formas de exibição, a presencial e a online. Elas se complementam. Essa tendência de exibições online já está presente em vários festivais e ganhou força com o distanciamento social causado pela pandemia. Queremos explorar esses dois espaços e suas potencialidades”.

Oportunidade para conhecer obras e artistas do audiovisual

As sessões presenciais acontecerão no marco do retorno de diversas atividades após o avanço da vacinação e a diminuição dos indicadores que medem a pandemia. Ainda assim, o evento seguirá todas as regras de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel e apresentação de comprovante de vacinação. Por esse motivo, embora ele seja aberto e gratuito, há a necessidade de uma inscrição prévia para participar dessas sessões.

“Esse ano faremos as sessões na UnG. Adentrar os espaços de formação técnica, as universidades e demais locais de formação é uma forma de continuar a troca entre produtores, artistas e estudantes. Até porque muitos estudantes já trabalham na área e a ideia é trazê-los para a Mostra como um meio de ampliar a cena cultural da cidade e termos assim um grande mosaico identitário no evento”, afirmou Pamela Regina, membro da equipe de organização da Mostra.

A 7ª Mostra Guarulhense de Cinema contará com atividades durante todo o mês de novembro e na primeira semana de dezembro. Ao longo dos anos, o evento se tornou o mais tradicional circuito de exibição dos filmes produzidos na cidade e é uma ótima oportunidade para conferir e conhecer as obras e artistas desse segmento, que a cada ano cresce mais em Guarulhos.

Confira a programação do evento com o calendário das sessões presenciais, online e lives:

Programação da 7ª Mostra Guarulhense de Cinema

?8/11 às 19h30 – Live de Abertura: As políticas culturais em Guarulhos e o impacto da Lei Aldir Blanc.

?12/11 às 19h – 1ª sessão presencial (UnG – Auditório F – 19h)

?13/11 – Lançamento do site da Mostra  

?15/11 às 19h30 – 2ª Live: Retratos de Guarulhos

?19/11 às 19h – 2ª sessão da presencial (UnG – Auditório F – 19h)

?22/11 às 19h30 – 3ª Live da Mostra: A teatralidade e seus reflexos na produção audiovisual

?26/11 às 19h – 3ª sessão presencial (UnG – Auditório F – 19h)

?29/11 às 19h30 – 4ª Live da Mostra: Cinema e Conflito: as formas de expressão dos artistas

?6/12 às 19h30 – 5ª Live da Mostra: Cinema e novas mídias

?6/12: fim da Mostra online

Serviço

7ª Mostra Guarulhense de Cinema

Sessões presenciais – dias 12, 19 e 26 de novembro, às 19h

Local: UnG (Auditório F) – Praça Teresa Cristina, 88 – Centro – Guarulhos

Para participar das sessões presenciais é preciso inscrever-se gratuitamente no formulário que está disponível em https://forms.gle/jDFJzywL9vGg75Wd7

Sessões online: de 13 de novembro a 6 de dezembro

Site: www.mostraguarulhensedecinema.com.br

Para acompanhar as lives, acesse:

Youtube: https://www.youtube.com/c/CineclubeIncinerante

Facebook: https://www.facebook.com/MostraGuarulhenseDeCinema

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -