Parque Ibirapuera contará com programação especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Foto: Governo do Estado de São Paulo
- PUBLICIDADE -

Em 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. Para celebrar a data, que retrata a importância de construir e fomentar iniciativas que promovam a inclusão e o combate ao racismo, a Urbia, gestora do Parque Ibirapuera, acaba de anunciar uma programação especial no Parque para a ocasião. Confira na agenda abaixo:

Museu Afro Brasil

Com um acervo composto por cerca de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, que retratam a perspectiva negra e afro-brasileira na história, formação do patrimônio e cultura nacional, o Museu Afro Brasil terá entrada gratuita durante todo o dia 20 de novembro.

Entre as atrações do local, às 11h, o educador Wasawulua Daniel reunirá os visitantes na marquise do Museu Afro Brasil para contação de histórias e brincadeiras originárias da República Democrática do Congo.

Já a partir das 12h, o projeto Pequeno Circo do Choro fará uma apresentação de choro em homenagem a Pixinguinha, um dos maiores compositores da música popular brasileira. Durante a apresentação, o grupo se deslocará em cortejo da área interna do Museu até a externa com o intuito de fazer o público sentir a música com o corpo.

A apresentação da Banda Performática às 15h encerra as atividades culturais do dia 20 em grande estilo. Criada em 1981 pelo artista José Roberto Aguilar, pelos músicos Arnaldo Antunes e Paulo Miklos, dentre outros, a banda promove uma verdadeira fusão de linguagens: performance, poesia, pintura, dança e música.

Além disso, o público poderá conferir as seguintes exposições em cartaz: “Terra em Transe”, que conta com a curadoria de Diógenes Moura e reúne cerca de 600 obras, de 60 fotógrafos de todo o país, que promovem uma reflexão sobre os retratos das injustiças sociais, raciais e políticas.

“Frida Orupabo”: correalização com a 34ª Bienal a mostra da artista Frida Orupabo reúne uma série de colagens digitais constituída por imagens, textos e vídeos, originais e apropriados, que registram e expõem o legado duradouro do colonialismo em cenas e imagens que vão do racismo e do sexismo mais explícitos a exemplos de violência familiar e questões envolvendo gênero e identidade.

“Embyra” (restos) – exposição inédita do artista Andrey Guaianá Zignnatto. “Embyra”, ou “restos” na língua Tupi, apresenta um conjunto de sete obras, entre escultura, instalação, video-arte e objetos, criados a partir das memórias afetivas e ancestrais de sua família indígena Tupinaky’ia e Guarani. O Museu Afro Brasil funciona das 10h às 17h (com permanência até às 18h).

34ª Bienal de São Paulo

Um dos destaques da programação da 34ª Bienal de São Paulo : Faz escuro mas eu canto são as apresentações musicais que ativam a obra deposição: uma instalação idealizada pelos artistas Daniel de Paula, David Rueter e Marissa Lee Benedict. No sábado, 20 de novembro, a partir das 19h, BNegão realizará um show especial, em que estreia algumas faixas que estarão no seu primeiro disco solo: Metamorfoses, Riddims e Afins (com lançamento previsto para março de 2022).

Na ocasião, o músico interpretará uma seleção de músicas que fizeram parte da sua carreira, além de prestar homenagens aos mestres da Música Preta Brasileira, como Dorival Caymmi, Jorge Ben e Nelson Cavaquinho. BNegão foi MC da lendária banda Planet Hemp (ao lado de Marcelo D2) e vocalista do grupo BNegão & Seletores de Frequência entre 2003 e 2020. O show tem duração de 1h30 e a entrada é gratuita.

ABRSP – Desafio dos Parques

A fim de incentivar a prática do basquete e promover competições entre diversos parques pelo Brasil, a ABRSP (Associação de Basquete de Rua de São Paulo) irá sediar o evento “Desafio dos Parques” direto das quadras do Parque Ibirapuera. A competição tem como objetivo incentivar e ser ponte para que grandes talentos possam ser descobertos e convidados a participar de equipes profissionais de todo o país. Além de proporcionar orientação e reconhecimento para os atletas, a organização realiza trabalho social por meio da prática do esporte ao trazer a realidade do basquete de rua, que desenvolve os jovens e gera espaço para motivação, trabalho em equipe, disciplina e oportunidades.

O “Desafio dos Parques” faz parte da primeira etapa do campeonato, que será em formato de Basquete Streetball 5×5, com duas etapas, quatro times masculinos, dois times femininos e a final contará com premiação. Ademais, o evento conta ainda com treinos acompanhados por técnicos ou ex-jogadores renomados, palestras educacionais e rodas de conversa com histórias de sucesso e superação e é gratuito. Para mais informações, confira na página do Instagram da ABRSP.

Para mais informações acesse as redes sociais do Parque Ibirapuera. Instagram: @ibirapueraoficial. Facebook: Parque Ibirapuera e na página IbiraHub.

Sobre a Urbia

A Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. A Urbia Gestão de Parques Urbanos nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.

- PUBLICIDADE -