Serviço de Acolhimento Pernoite promove atividades sobre o combate ao racismo para assistidos

Foto: Divulgação/PMG

A equipe do Serviço de Acolhimento Institucional na modalidade pernoite, ministrado pela Prefeitura de Guarulhos de forma indireta através do Núcleo Batuíra, promoveu na noite da última sexta-feira (19) diversas atividades sobre conscientização no combate ao racismo para um grupo de 20 assistidos que vivem em situação de rua. A ação marcou a celebração do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e teve o objetivo de estimular o debate e o combate à discriminação racial.

Foram apresentados vídeos explicativos sobre o contexto da escravatura, imagens e dados que expõem a desigualdade racial no Brasil.

Durante o evento, alguns acolhidos compartilharam relatos de situações envolvendo racismo que vivenciam no cotidiano e como reagem nesses casos. Outros consideraram a falta de oportunidade e a dificuldade de acesso a determinados espaços e ao mercado de trabalho como problemas decorrentes da desigualdade racial no país.

Na oportunidade foi reforçada a ideia de que racismo é crime, deve ser combatido e denunciado por meio do Serviço SOS Racismo da Prefeitura por meio do telefone 2402-1000 ou do email [email protected], preservando-se o sigilo aos denunciantes.