Black Friday: EDP reforça dicas sobre consumo de energia elétrica na hora de escolher um novo eletrodoméstico

Imagem: Freepik

Muitas pessoas estão buscando boas oportunidades com a Black Friday, porém, antes de comprar um novo eletrodoméstico ou equipamento eletrônico é importante observar itens que vão além do preço. A EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, selecionou algumas dicas para contribuir com o consumidor na hora da compra.

O primeiro ponto a verificar é se o equipamento tem o Selo Procel de Economia de Energia, que garante economia e eficiência energética. Dê preferência a aparelhos enquadrados na categoria “A”, que são os mais eficientes dentro da sua categoria. O valor do consumo de energia de uma residência é calculado somando as potências de todos os equipamentos em kW pela quantidade de horas por dia que é utilizado durante o mês. Por isso, a importância de adquirir produtos mais eficientes.

Além disso, antes de optar por um novo equipamento, principalmente de maior potência como ar-condicionado, chuveiros e refrigeradores, é importante verificar se a rede elétrica interna da residência está em bom estado e se a distribuição das cargas de energia instalada está equilibrada, evitando assim, um sobreaquecimento da fiação, possível fuga de corrente e até princípio de incêndio. Para qualquer necessidade de adequação nas instalações elétricas é imprescindível um profissional capacitado. 

Na hora da escolha, leia atentamente a descrição do equipamento e desconfie de preços muito baixos e promoções suspeitas, compre somente em sites ou lojas confiáveis.

Vale destacar que, além de buscar um aparelho mais econômico, o hábito de consumo também deve ser consciente e responsável. Evitar o desperdício não significa comprometer necessariamente a qualidade de vida ou a produtividade no local de trabalho ou em casa, é apenas utilizar a energia elétrica de forma eficiente e correta.

Confira mais dicas que podem contribuir no combate ao desperdício da energia elétrica:

  • Substitua lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED, que são mais econômicas e tem maior durabilidade.  Comece com a substituição nos cômodos de maior permanência.
  • Na hora da compra de um ar-condicionado, avalie a potência da máquina de acordo com o tamanho do ambiente que será refrigerado e sempre mantenha o filtro de ar limpo para não haver esforço extra do aparelho.
  • A capacidade dos refrigeradores deve ser observada de acordo com a necessidade da família. O local de instalação deve ser o mais afastado possível do calor do fogão e protegido dos raios solares.
  • Caso a geladeira tenha mais de dez anos, pense na possibilidade de substituí-la. Os refrigeradores novos são mais eficientes e econômicos.

Saiba mais dicas de economia de energia em www.edp.com.br/seliganoconsumo