Passos para se manter saudável durante o fim do ano

Foto: Divulgação/Freeletics

Um dos maiores desafios para quem quer ter uma vida mais saudável é conseguir estabelecer e manter uma rotina de exercícios, boa alimentação e foco na saúde mental. Seguir as próprias resoluções de saúde e bem-estar pode ser difícil, especialmente em meio à correria de fim de ano. 

Segundo Liora Bels, especialista em bem-estar do Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial, durante esse período, a maioria das pessoas não sabe qual a melhor abordagem para garantir o sucesso e qual o limite para não cometer exageros, e acaba desistindo de manter hábitos mais saudáveis. 

“Fazer exercícios físicos regularmente e ter uma alimentação equilibrada são práticas que oferecem benefícios por toda a vida. Nessa época do ano, é importante manter o ritmo. Ganhar condicionamento demora, mas perdê-lo é muito mais rápido. Ao parar de se exercitar, é preciso muito mais esforço para voltar à forma”, explica.

Diante desse cenário, a especialista elencou seis dicas para quem quer manter os hábitos saudáveis durante o período.

1. Seguir um objetivo claro

Trabalhar em prol de algo é sempre mais fácil quando se tem uma visão clara do que está tentando alcançar e quando deseja alcançá-lo. “Escrever um objetivo e deixá-lo em algum lugar que possa ser visto todos os dias é uma boa alternativa. Sugerimos o espelho do banheiro ou a tela do computador, por exemplo. Outra dica é dividir o objetivo em conquistas menores que possam ser alcançadas a cada dia ou semanalmente”, completa.

2. Aumentar a motivação

A recomendação é procurar motivação em todo e qualquer lugar. “Preencher as mídias sociais com dicas de exercícios, começar a seguir pessoas que motivam, salvar uma citação favorita como o protetor de tela do telefone. Qualquer lembrete é válido”, destaca Liora.

3. Tirar ingredientes pesados da geladeira 

Para Liora, agora é o momento de investir ainda mais em alimentos leves como saladas, frutas e ervas frescas. “Ter uma alimentação equilibrada ajuda a manter hábitos saudáveis, ganhar músculos ou perder peso”, pontua. 

4. Se planejar

Ter um calendário em vista pode ser uma boa alternativa para quem quer planejar cada sessão de treino. “O restante pode ser programado em torno da rotina de exercícios”, completa Liora.

5. Investir em novas roupas de treino

Nossas roupas influenciam nossos processos psicológicos. Roupas esportivas podem ser o fator decisivo quando se está entre ficar deitado no sofá ou se levantar e sair para treinar. “Ao colocar uma roupa de treino, já vem um sentimento de animação”, comenta a especialista. 

6. Ter um grupo de apoio

Outra dica de Liora é ter um grupo por perto e começar a treinar. “Treinar com amigos pode ajudar na frequência da prática de exercícios. Dessa forma, não deixamos para amanhã, ou para o ano que vem”, destaca. “Apesar de talvez o verão ser o objetivo principal para se manter em forma, essas conquistas vão durar por toda sua vida”, conclui.

Sobre o Freeletics

O Freeletics foi fundado em 2013 com a missão de desafiar e inspirar as pessoas a se transformarem na melhor versão de si mesmas, tanto mental quanto fisicamente. Desde então, a empresa se tornou líder em coaching de treino e estilo de vida com uso de Inteligência Artificial (IA). Hoje o Freeletics conta com 52 milhões de usuários em mais de 175 países. O aplicativo Freeletics não é apenas o aplicativo fitness nº 1 da Europa, mas também oferece a mais avançada tecnologia de IA do mercado. Ele coloca um personal trainer no seu bolso, permitindo que você treine a qualquer hora, em qualquer lugar, com planos e exercícios super personalizados. Sua tecnologia de IA permite que o aplicativo aprenda com seus 52 milhões de usuários e seus feedbacks individuais, para atender a todos de forma personalizada. Assim, são desenvolvidas Training Journeys inteligentes e projetadas de forma exclusiva para cada usuário, até o último exercício. 

Para mais informações sobre o Freeletics, acesse www.freeletics.com. Para baixar gratuitamente o aplicativo Freeletics, visite a App Store ou a Google Play Store. Para ganhar uma assinatura e testar o aplicativo, por favor, entre em contato.