Mais de 118 mil estudantes da região metropolitana de São Paulo realizam prova do Saresp

Imagem de 2017 Foto: Governo do Estado de São Paulo

Entre hoje e amanhã, 9 e 10 de dezembro, mais de 118,1 mil estudantes da rede estadual da região metropolitana de São Paulo realizam a prova do Saresp. Em todo estado de São Paulo são mais de 1,2 milhão de alunos participando, somando todas as escolas estaduais de ensino regular, duas mil escolas das redes municipais, duzentas escolas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, além das redes Sesi e particular que solicitaram aplicação da prova. 

O público-alvo é composto por estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Uma amostra do 2º e 3º anos do ensino fundamental também será avaliada. O processo é conduzido pelo Departamento de Avaliações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), em parceria com a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), responsável pela aplicação da prova.? 

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, que desde 1996, monitora a situação da escolaridade básica na rede pública paulista e orienta os gestores para o desenvolvimento e aplicação de políticas para a melhoria do ensino. ? 

Na primeira data, a prova trará questões sobre Língua Portuguesa e Matemática. No dia seguinte, Ciências da Natureza, redação e questionário socioemocional. Estudantes e responsáveis da rede estadual responderão um questionário socioeconômicos de forma online, através da Secretaria Escolar Digital (SED). As demais redes aplicarão no formato impresso no segundo dia de aplicação.? 

O Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, ratifica que o Saresp não visa a avaliação dos alunos individualmente, mas de cada escola e etapa de ensino. “Tanto o Saeb, que estamos na reta final de aplicação, como agora o Saresp são avaliações fundamentais para a implementação de políticas públicas educacionais. Ambas fornecem subsídios em diferentes níveis em relação às aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes durante a sua etapa escolar. Neste ano, teremos ambas avaliações acontecendo na rede paulista, e temos reforçado, cada vez mais, a relevância delas para a melhoria da qualidade do ensino ofertado em todo o Estado”, conta.? 

A duração da prova para os alunos do grupo amostral – 2º e 3º anos – é de 3h30, e para os demais, é de até 3h. Estudantes público-alvo da Educação Especial (com deficiências, TEA – Transtorno do Espectro Autista – ou altas habilidades e superdotação) terão até 1h a mais. A permanência mínima em sala é de 1h30, para todos os estudantes. A edição de 2020 não foi realizada em razão da pandemia.? 

- PUBLICIDADE -