Serviço gratuito de castração da Prefeitura atende mais de 6,4 mil pets em 2021

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG
- PUBLICIDADE -

O Departamento de Proteção Animal (Dpan) da Prefeitura de Guarulhos fecha 2021 com 6.464 castrações gratuitas de cães e gatos realizadas. A maior parte das esterilizações, 5.612, aconteceu na sede do departamento localizada em Bonsucesso. Já outras 852 cirurgias foram realizadas pelo projeto Castramóvel, veículo equipado que visita os diferentes bairros da cidade para facilitar o acesso da população ao serviço.

Uma das ações de castração beneficiou o Jardim Presidente Dutra, com apoio de protetores individuais da região, que indicaram ao Dpan os endereços com maior necessidade do serviço. Como resultado, 93 cães e gatos foram castrados entre setembro e dezembro, sendo a maior parte das cirurgias realizadas pela equipe Castramóvel.

O principal objetivo das castrações é reduzir o número de animais abandonados nas ruas o que, como consequência, diminui também os casos de maus-tratos e de doenças, como a esporotricose, infecção cutânea causada por fungo que pode afetar e se disseminar rapidamente entre gatos, e a raiva animal. Outro benefício, tanto em cães quanto em gatos, é a redução das chances de ocorrência de alguns tipos de câncer e também de piometria em fêmeas (infecção bacteriana no útero).

A realização das cirurgias de castração será retomada pelo Dpan em janeiro de 2022. “Finalizamos este ano satisfeitos pelo número de animais atendidos, mas sabemos que a demanda ainda é muito grande. Após o recesso, voltaremos com empenho total de nossa equipe para ampliar o número de esterilizações e o demais serviços em benefícios dos animais de Guarulhos”, garantiu a diretora do Dpan, Juliana Kopczynski.

- PUBLICIDADE -