Brasil tem 12,3 milhões de jovens ‘nem-nem’; Eniac oferece conclusão do ensino médio

Foto: Divulgação/Lupacom

De acordo com dados divulgados nesta semana pela consultoria IDados, cerca de 12,3 milhões de jovens brasileiros de 18 a 29 anos estão sem estudar ou trabalhar. É a chamada geração “nem-nem” (nem estuda, nem trabalha). Isso corresponde a 30% da população nessa faixa etária, na qual a maioria conclui a formação básica e dá os primeiros passos na carreira profissional. Para minimizar esse drama e o gargalo causado na economia, o Eniac – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior – lançou o programa “Ensino Médio para Todos”. As pré-inscrições estão abertas e o curso é gratuito.

O objetivo do projeto é possibilitar que alunos com mais de 18 anos, de Guarulhos e região, concluam gratuitamente seus estudos no Ensino Médio. As aulas são disponibilizadas de maneira híbrida (online e presencial), utilizando a estrutura da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Eniac, além da já reconhecida excelência presente na capacitação técnica e tecnológica da instituição. Cada ano do Ensino Médio poderá ser concluído em apenas seis meses. Ou seja, se o aluno finalizou os dois primeiros anos e tem pendente apenas o terceiro ano, poderá ter seu diploma de conclusão até o meio de 2022.

De acordo com o mantenedor do Eniac, professor Ruy Guérios, o “Ensino Médio para Todos” consiste em um curso intensivo e prático que garantirá aos alunos a oportunidade de adquirirem competências básicas de matemática, comunicação, ciência e tecnologia. “Além disso, eles poderão se capacitar em empreendedorismo, ou seja, o programa será um caminho para geração de renda e emprego”, destacou o professor.

Além das aulas híbridas, o projeto também promoverá atividades práticas, segundo as melhores práticas nacionais e internacionais do mercado. “É mais uma forma de os participantes entenderem como funciona o mundo corporativo de uma maneira bastante assertiva. Além de toda a base teórica, também vamos realizar uma verdadeira imersão prática com os nossos alunos”, afirmou.

Com o Ensino Médio concluído, aumentam as chances de os jovens conseguirem um emprego formal e ficam estabelecidas as condições para o ensino superior. “A retomada da economia da nossa região depende muito da presença de mão de obra qualificada. Guarulhos e todo Alto Tietê contam com um parque industrial forte e um setor de serviços com enorme potencial de crescimento. Vamos trabalhar para que estes jovens estejam prontos para crescer na carreira junto com a economia destas cidades”, completa o professor.

Evento de apresentação

O Eniac fará um evento em seu auditório no próximo dia 15/01, a partir das 9h30, com lideranças de movimentos jovens e autoridades da cidade. O objetivo do encontro – que será híbrido, com transmissão pela internet – é apresentar o cenário de oportunidades que pode ser criado aos jovens da região e o programa Ensino Médio para Todos.

Para participar, basta se inscrever gratuitamente NESTE LINK.

- PUBLICIDADE -