Conferência Municipal de Saúde Mental está com inscrições abertas

Foto: Divulgação/PMG

A partir desta quarta-feira (12) as inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Guarulhos, que será realizada nos dias 27 e 28 de janeiro, das 8h às 12h, no salão de artes do Centro Municipal de Educação Adamastor, já podem ser realizadas pelo link bit.ly/CONFMENTAL até o dia 21 deste mês. As propostas devem ser enviadas para o e-mail [email protected] até o dia 14 de janeiro.

No ato da inscrição, após indicar a região de saúde e o segmento ao qual pertencem, os interessados podem escolher, por ordem de prioridade, os eixos que desejam debater, tais como cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e após a pandemia.

Com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e à garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a conferência é destinada a usuários, trabalhadores e gestores da saúde indicados pela Prefeitura de Guarulhos para reconhecer, debater e propor melhorias para a rede de atenção psicossocial municipal. Vale destacar que esse público já está se mobiliza atualmente em assembleias e conselhos gestores dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para reforçar a importância da conferência e a qualificação das propostas.

A 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Guarulhos é organizada de forma participativa por um grupo de trabalho composto pela coordenação de Saúde Mental, bem como por trabalhadores, usuários, familiares e gestores da RAPS. Com a realização da conferência municipal, o próximo passo será encaminhar e ampliar as propostas no debate da Conferência da Macrorregional, que inclui as cidades do Alto Tietê, e na Conferência Estadual, rumo à Conferência Nacional de Saúde Mental.

- PUBLICIDADE -