Academia multada pelo Procon poderá voltar a ser autuada

Foto: Google Maps
- PUBLICIDADE -

Em dezembro passado a Academia Marra Fit foi multada pelo Procon Guarulhos, que constatou inúmeras irregularidades praticadas em várias de suas unidades na cidade, as quais foram denunciadas por consumidores junto ao órgão. Entretanto, como a empresa não compareceu às audiências de conciliação, desrespeitando seus clientes, e tampouco sanou as irregularidades apontadas, ela poderá ser autuada novamente.

Entre as falhas verificadas estão descontos de mensalidades no cartão de crédito na modalidade débito automático sem autorização expressa do consumidor, retenção de valores sem prestação de serviço, ausência de emissão de nota fiscal de prestação de serviço, cobrança de multa rescisória abusiva e ainda descumprimento de resposta à notificação do Procon que solicitava esclarecimentos.

Um dos casos que chamou a atenção do órgão de defesa do consumidor foi o de abuso de direito e sem razoabilidade relatado por uma consumidora: a unidade que frequentava fechou as portas e cobrou o período em que ela não utilizou os serviços e também uma multa de rescisão contratual. Além disso, a academia informou haver saldo devedor.

Outra questão apontada é que a Marra Fit nega-se a protocolar as reclamações formalizadas pelos consumidores, impedindo o exercício dos seus direitos junto ao Procon.

“O interesse de ter um bom relacionamento com o cliente precisa partir da própria empresa. O respeito ao consumidor e a sensatez do fornecedor são pontos primordiais para a satisfação do cliente e a sobrevivência da própria empresa no mercado de consumo. A academia já foi multada e, caso não sane de imediato as irregularidades, será novamente autuada por reincidência. Neste caso, a infração poderá chegar a 11 milhões de reais”, pondera a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Gomes Tulher.

Serviço

O Procon Guarulhos atende por agendamento, que pode ser feito pelo telefone do Disque-Denúncia 151 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), e pelo site procon.guarulhos.sp.gov.

Endereços das unidades

Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro.

Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João. Telefone: 2408-4315.

Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC). Telefone: 2484-1070.

- PUBLICIDADE -