Santo Antônio do Pinhal é uma ótima opção para curtir o feriado do Carnaval com tranquilidade

Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo

O feriado de Carnaval vem chegando e como a grande festa popular brasileira foi cancelada muita gente pensa em descansar em ambientes seguros e se isolar da covid-19. A região das montanhas é um circuito muito procurado nessa época. A preferência são cidades mais tranquilas e com opções de lazer ao ar livre.

Vizinha de Campos do Jordão (15 km), mas sem a aglomeração e com uma pegada mais voltada para o encontro com a natureza, Santo Antônio do Pinhal é uma ótima opção de turismo para quem procura tranquilidade, um clima ameno, hospedagens aconchegantes e boa gastronomia.

Além dos importantes pontos turísticos, a cidade é adepta ao turismo wellness, que busca proporcionar vivências exclusivas e focadas no bem-estar, estimulando atividades junto a natureza para escapar do estresse da vida diária.

Com uma população acolhedora de apenas 6.560 habitantes (IBGE 2007), e avaliada pelo Booking , entre as cidades com melhor receptividade do Brasil, Santo Antonio do Pinhal conta com quase 90 pousadas dos mais diversos estilos e preços voltadas para casais e famílias, inclusive algumas são  pet friendlyaceitam animais de estimação.

Por ser uma cidade turística existe uma preocupação muito grande com os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus em todas as pousadas, pontos turísticos e comerciais da região. Além dos protocolos para evitar a doença, mais 5800 moradores já receberam a segunda dose da vacina, de acordo com o site da Prefeitura local. 

Estância Climática

Próxima de São Paulo (176 km) e a 252 Km do Rio de Janeiro, Santo Antônio do Pinhal é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo. O ar puro a uma altitude de 1143 metros traz inesquecíveis passeios a montanha, trilhas de vários níveis de dificuldade (Cambraia, Matão,Tropeiro, Zig Zag) e a observação da fauna e da flora.

269 espécies de pássaros

Santo Antônio do Pinhal foi inserida no “Circuito de Observação de Pássaros” do Estado de São Paulo. São aproximadamente 269 espécies que podem ser observadas ou fotografadas nas trilhas existentes na cidade.

Um dos melhores pontos de voo livre do Brasil

A cidade também oferece opções para quem curte adrenalina. Com 1700m de altitude, o Pico Agudo é considerado um dos melhores pontos para voo livre no Brasil , com visão 360 da região, desde a Pedra do Baú até o vale do Paraíba. Os aventureiros podem realizar a prática do voo livre e, para os aventureiros iniciantes, o voo duplo. Além disso, a cidade também conta com atividades como arvorismo, rapel, cascading, trekking, mountain bike, passeios off-road, e a cavalo.

O romantismo está no ar

Santo Antonio do Pinhal é considerada um dos principais destinos românticos da Serra da Mantiqueira. Além dos cenários paradisíacos, a cidade conta com vários passeios românticos que atraem casais em busca de tranquilidade e momentos a dois.

Uma antiga estação ferroviária permite, um romântico passeio sobre os trilhos contemplando a Serra da Mantiqueira até a vizinha Campos de Jordão. Também é possível conhecer um parque com diversos jardins temáticos e instagramável, o  Ecco Parque.

A cidade tem seu nome devido a capela de Santo Antônio de Pádua , santo casamenteiro, a igreja foi construída em 1818 e a visita precisa estar no roteiro. 

Gastronomia

Impossível passar por Santo Antônio do Pinhal sem se apaixonar pela gastronomia. A região central é repleta de restaurantes, mais de 60, que oferecem desde a boa e saborosa comida caseira à alta gastronomia. Além de diversos empórios com produtos artesanais, cervejarias artesanais como a Araukarien que oferece um tour guiado pela fábrica, com degustação.

 Quem aprecia truta, tem um restaurante especializado , o Arco Íris, e a dica é a Truta da Serra (Purê de Mandioquinha e Pinhão) ou a com amêndoas. Outro restaurante que vale a pena a visita é o Donna Pinha que sempre traz novidades com chefs renomados. E para quem viaja com crianças , o restaurante Recanto do Pico tem uma ampla área de lazer com parque e pedalinhos.

Na hora da sobremesa, além dos doces artesanais da região , não deixe de visitar a fábrica da sorveteria artesanal EISLAND, os gelatos são feitos com leite do gado Jersey da própria fazenda. Um dos sorvetes que você não pode sair sem experimentar é o de torta de laranja.

Turismo Rural na Fazenda do Campo Alto

A Serra da Mantiqueira é o segundo maior polo produtor de azeitonas do país. Em Santo Antonio do Pinhal, a Fazenda do Campo Alto, produtora do Azeite Sabiá, recebe visitantes para uma viagem ao mundo do azeite, desde a plantação de oliveiras e os estágios das plantas, até o processo de extração do azeite. Além disso, oferece uma degustação com diversos tipos do produto, apresentando os sabores e aromas.

Artistas renomados

A cidade conta também, com diversos artistas locais. O ateliê Morito Ebine, foi escolhido como um dos 25 estúdios de arte mais importantes do mundo pela revista inglesa Monocle. Seu trabalho é respeitado tanto entre designers quanto por artistas. Ele é um dos poucos que utiliza em seus móveis de design o método do encaixe, sem nenhum parafuso. A cidade também conta com outros ateliers, como o de Eduardo Miguel, na Casa da Mata, que apresenta móveis , luminárias , obras de arte e decorações em madeiras reaproveitadas; e o Atelier André Marx cujo os móveis são feitos em madeira amazônica de manejo florestal ou demolição. Para quem gosta de criar sua própria arte, tem o ateliê de pintura em Cerâmica Cris Quintanilha, onde é possível pintar sua própria peça e conhecer todo o processo de queima.

O point das compras fica na região central do município. A Adega Pinhal e o Armazém Di Vino contam com várias opções de presentes para levar para quem não pode visitar a cidade. E por ser uma região com um clima mais frio, vale visitar as malharias, entre elas, a loja de fábrica da Malharia Alves, uma das mais antigas da cidade.

Serviço:

Para saber sobre a cidade:

https://www.instagram.com/acasap.santoantonio/

- PUBLICIDADE -